O ensino da arquivologia no Brasil: fases e influências

Autores

  • Gabrielle Francinne S. C. Tanus Universidade Federal de Minas Gerais
  • Carlos Alberto Ávila Araújo Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2013v18n37p83

Palavras-chave:

Arquivologia, Campo científico, Ensino, História

Resumo

O campo científico da Arquivologia apresentou, nos últimos anos, um significativo crescimento de cursos em todo o país. Assim, esta revisão de literatura tem como objetivo resgatar a trajetória histórica do ensino da Arquivologia, com ênfase no delineamento das influências e das fases de seu ensino, desde a implantação do primeiro curso até os dias atuais. Esta nova fase em que se encontra o ensino da Arquivologia, denominada fase acadêmico-institucional, provém da diversidade de locais (departamentos/escolas/institutos) onde os cursos de Arquivologia estão abrigados e também pela proximidade com outros cursos de graduação, sobretudo de Biblioteconomia e Museologia, e de pós-graduação em Ciência da Informação. Acredita-se, portanto, que a construção da história do ensino desse campo possibilita discussões mais fecundas tanto para o seu campo epistemológico quanto para o campo curricular.

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Biografia do Autor

Gabrielle Francinne S. C. Tanus, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda em Ciência da Informação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bolsista CAPES/REUNI vinculada ao curso de Museologia. Possui graduação em Biblioteconomia (2010) pela mesma universidade.

Carlos Alberto Ávila Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais

possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), mestrado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e pós-doutorado pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2011).

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Publicado

2013-08-13

Como Citar

TANUS, Gabrielle Francinne S. C.; ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. O ensino da arquivologia no Brasil: fases e influências. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 18, n. 37, p. 83–102, 2013. DOI: 10.5007/1518-2924.2013v18n37p83. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2013v18n37p83. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

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