Etiquetagem em primeira audição: uma análise das práticas de etiquetagem social em um sistema de recomendação de música

Autores

  • Audrey Laplante UFSC - Florianópolis - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2015v20nesp1p33

Palavras-chave:

Etiquetagem social, tag, indexação de música, sistemas de recomendação de música

Resumo

A etiquetagem social (social tagging) tornou-se uma forma muito comum de indexar diferentes tipos de recursos na web. Menos predominante na música do que em outros domínios, a etiquetagem social é utilizada em um popular sistema de recomendação, Last.fm. Embora o número de publicações sobre atribuição de tags (etiquetas) e folksonomia tenha explodido nos últimos anos, a atribuição de tags à música permanece pouco estudada. Neste artigo, apresentamos um estudo das práticas de atribuição de tags dos usuários do Last.fm. Examinamos a etiquetagem social de músicas durante os primeiros três meses após sua liberação. Nossa análise mostra que a liberação de uma música desencadeia uma explosão nas atividades de atribuição de tags que dura duas semanas, depois essa atividade diminui de forma acentuada e, então, permanece razoavelmente constante nas próximas 10 semanas. Também verificamos que a maioria das músicas não recebem tags durante a primeira semana e que a atribuição de tags foi positivamente relacionada à popularidade. Finalmente, constatamos que as tags que são frequentemente aplicadas a determinada música são mais relacionadas ao gênero, são menores em extensão e relativamente mais objetivas do que tags que tenham sido aplicadas uma única vez. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Audrey Laplante, UFSC - Florianópolis - SC

Associate professor, École de bibliothéconomie et des sciences de l’information, Université de Montréal

Referências

BISCHOFF, Kerstin. et al. Can all tags be used for search? In: ACM CONFERENCE ON INFORMATION AND KNOWLEDGE MANAGEMENT, 17, 2008, Nova York. Anais....Nova York: ACM Press, 2008. p. 193-202. Disponível em: http://www.csd.uoc.gr/~hy562/papers14/social-search/bischoff08.pdf Acesso em: 12 nov. 2014. DOI: https://doi.org/10.1145/1458082.1458112

BOLLEN, Dirk; HALPIN, Harry. The role of tag suggestions in folksonomies. In: ACM CONFERENCE ON HYPERTEXT AND HYPERMEDIA,20, 2009, Torino (Itália), Anais...Nova York: ACM Press, 2009. p. 359-360. Disponível em: http://arxiv.org/pdf/0903.1788v1.pdf Acesso em: 12 nov. 2014. DOI: https://doi.org/10.1145/1557914.1557988

DELLSCHAFT, Klaas; STAAB, Steffen. An epistemic dynamic model for tagging systems. In: ACM CONFERENCE ON HYPERTEXT AND HYPERMEDIA, 19, 2008, Pitsburgo (Estados Unidos). Anais... Nova York: ACM Press, 2008. p. 71-80. DOI: https://doi.org/10.1145/1379092.1379109

DeNORA, Tia. Music in everyday life. Cambridge; Nova York: Cambridge University Press, 2000. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511489433

FRITH, Simon. Music and identity. In: HALL, S.; Du GAY, P. (Eds.). Questions of cultural identity. London; Thousand Oaks: Sage, 1996.p. 108-127. DOI: https://doi.org/10.4135/9781446221907.n7

GELEIJNSE, Gijs; SCHEDL, Markus; KNEES, Peter. The quest for ground truth in musical artist tagging in the social web era. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON MUSIC INFORMATION RETRIEVAL, 8, 2007, Viena.Anais... p. 525-530.Disponível em: http://ismir2007.ismir.net/proceedings/ISMIR2007_p525_geleijnse.pdf Acesso em: 12 nov. 2014.

GOLDER, S. A.; HUBERMAN, B. A. Usage patterns of collaborative tagging systems. Journal of Information Science, v. 32, n. 2, p. 198-208, 2006. DOI: https://doi.org/10.1177/0165551506062337

GUY, Marieke; TONKIN, Emma. Folksonomies: tidying up tags?. D-Lib Magazine, v. 12, n.1, 2006. Disponível em: http://www.dlib.org/dlib/january06/guy/01guy.html Acesso em: 12 nov. 2014 DOI: https://doi.org/10.1045/january2006-guy

HALPIN, Harry; ROBU, Valentin; SHEPHERD, Hana. The complex dynamics of collaborative tagging. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON WORLD WIDE WEB, 16, 2007, Banff (Canadá). Anais... Nova York: ACM Press, 2007. p. 211-220. Disponível em: http://www2007.org/papers/paper635.pdf Acesso em: 12 nov. 2014. DOI: https://doi.org/10.1145/1242572.1242602

KIPP, Margaret E. I. Patterns and inconsistencies in collaborative tagging systems: an examination of tagging practices over a four year period. In: CANADIAN ASSOCIATION FOR INFORMATION SCIENCEANNUAL CONFERENCE, 38, 2010, Montreal (Canada). Anais... Montreal (Canada): Concordia University, 2010

KIPP, Margaret E. I.; CAMPBELL, D. Grant. Patterns and inconsistencies in collaborative tagging systems: an examination of tagging practices. American Society for Information Science and Technology, Maryland (Estados Unidos),v. 43, n. 1, p. 1-18, 2006. DOI: https://doi.org/10.1002/meet.14504301178

LAMERE, Paul. Social tagging and music information retrieval. Journal of New Music Research, v. 37, n. 2, p. 101-114, 2008. DOI: https://doi.org/10.1080/09298210802479284

LEVY, Mark; SANDLER, Mark. (2009). Music information retrieval using social tags and audio. IEEE Transactions on Multimedia, v. 11, n. 3, p. 383-395, 2009. DOI: https://doi.org/10.1109/TMM.2009.2012913

MARLOW, Cameron. et al. HT06, tagging paper, taxonomy, Flickr, academic article, to read. In:ACM CONFERENCE ON HYPERTEXT AND HYPERMEDIA, 17, 2006, Odense (Dinamarca). Anais...Nova York: ACM Press, 2006. p. 31-40. Disponível em: http://www.danah.org/papers/Hypertext2006.pdf Acesso em: 12 nov. 2014. DOI: https://doi.org/10.1145/1149941.1149949

PETERS, Isabella. Folksonomies: indexing and retrieval in Web 2.0. Tradução de P. Becker. Berlim: De Gruyter/Saur, 2009. DOI: https://doi.org/10.1515/9783598441851

TRANT, Jennifer. Studying social tagging and folksonomy: a review and framework. Journal of Digital Information, v. 10, n. 1, 2009. Disponível em: https://journals.tdl.org/jodi/index.php/jodi/article/view/269/278 Acesso em: 12 nov. 2014

ZOLLERS, Alla. Emerging motivations for tagging: expression, performance, and activism. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON WORLD WIDE WEB, 16, 2007, Banff (Canadá). Anais... Nova York: ACM Press, 2007. Disponível em: http://www2007.org/workshops/paper_55.pdf Acesso em: 12 nov. 2014.

Publicado

12-01-2015

Como Citar

LAPLANTE, Audrey. Etiquetagem em primeira audição: uma análise das práticas de etiquetagem social em um sistema de recomendação de música. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis/SC, Brasil, p. 33–54, 2015. DOI: 10.5007/1518-2924.2015v20nesp1p33. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2015v20nesp1p33. Acesso em: 28 dez. 2025.