Biblioteca Rio-Grandense: um estudo de caso sob o viés da educação patrimonial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2017v22n48p2

Palavras-chave:

Biblioteca Rio-Grandense, Educação patrimonial, Biblioteconomia

Resumo

http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2017v22n48p2

Buscou-se investigar a importância da educação patrimonial no processo de reconhecimento da biblioteca enquanto instituição patrimonial e as possibilidades de atuação do profissional bibliotecário neste contexto. O estudo de caso teve como objeto de análise a Biblioteca Rio-Grandense, localizada em Rio Grande/RS. Os dados foram coletados através de questionário semiestruturado; as respostas obtidas foram categorizadas e analisadas segundo o método da Análise de Conteúdo. O estudo permitiu concluir que a instituição percebe a importância da participação do bibliotecário no processo de divulgação e reconhecimento patrimonial da biblioteca, bem como a importância cultural e patrimonial da Biblioteca Rio-Grandense para a comunidade.

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Biografia do Autor

Marcia Carvalho Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande - FURG Instituto de Ciências Humanas e da Informação - ICHI

Professora do Instituto de Ciências Humanas e da Informação - ICHI da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural - PPGMP da Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade e Bacharel em Biblioteconomia.

Pamela da Conceição Santos, Universidade Federal do Rio Grande - FURG Instituto de Ciências Humanas e da Informação - ICHI Curso de Biblioteconomia

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

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Publicado

2017-01-01

Como Citar

CARVALHO RODRIGUES, Marcia; DA CONCEIÇÃO SANTOS, Pamela. Biblioteca Rio-Grandense: um estudo de caso sob o viés da educação patrimonial. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 22, n. 48, p. 2–14, 2017. DOI: 10.5007/1518-2924.2017v22n48p2. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2017v22n48p2. Acesso em: 28 mar. 2024.

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