O processo de formação de pesquisadores: Análise do programa de iniciação científica da Universidade Federal de Santa Catarina no período de 1990 a 2012
Abstract
Um dos papéis reservados às universidades tem sido o de contribuir com a sociedade, tanto por meio da produção de conhecimento, através da pesquisa científica, como pela formação de recursos humanos de alto nível, cujo início ocorre ainda na graduação. O Programa Institucional de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq, desde sua criação em 1988, é considerado o programa de maior amplitude dentre todas as formas de operacionalização na concessão de bolsas para o jovem universitário. No âmbito do CNPq já foram feitas duas avaliações acerca dos resultados alcançados pelo Programa ao longo desses anos. Nesse sentido, a presente pesquisa trata da análise do destino dos egressos do Programa de Iniciação Científica (IC) no contexto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no período de 1990 a 2012, bem como de suas respectivas produções científicas. Objetiva investigar a contribuição do programa de iniciação científica da UFSC no processo de formação de pesquisadores. Busca resposta à seguinte questão: o programa de IC da UFSC tem contribuído para a formação de Pesquisadores? No tocante ao método, a pesquisa caracteriza-se como documental, quantitativa, exploratória, descritiva e de levantamento (survey). Os resultados alcançados foram a sistematização dos dados da IC na UFSC; o mapeamento do destino dos egressos e a averiguação de quais os canais preferenciais de divulgação de suas respectivas produções científicas de acordo com a área do conhecimento. É pretensão que os resultados apresentados neste trabalho possam contribuir com os esforços de melhoramento do programa, objetivando que resultados mais expressivos sejam alcançados em relação ao investimento realizado tanto pelo CNPq como pela UFSC.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The author must guarantee that:
- there is full consensus among all the coauthors in approving the final version of the document and its submission for publication.
- the work is original, and when the work and/or words from other people were used, they were properly acknowledged.
Plagiarism in all of its forms constitutes an unethical publication behavior and is unacceptable. Encontros Bibli has the right to use software or any other method of plagiarism detection.
All manuscripts submitted to Encontros Bibli go through plagiarism and self-plagiarism identification. Plagiarism identified during the evaluation process will result in the filing of the submission. In case plagiarism is identified in a manuscript published in the journal, the Editor-in-Chief will conduct a preliminary investigation and, if necessary, will make a retraction.
This journal, following the recommendations of the Open Source movement, provides full open access to its content. By doing this, the authors keep all of their rights allowing Encontros Bibli to publish and make its articles available to the whole community.
Encontros Bibli content is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Any user has the right to:
- Share - copy, download, print or redistribute the material in any medium or format.
- Adapt - remix, transform and build upon the material for any purpose, even commercially.
According to the following terms:
- Attribution - You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
- No additional restrictions - You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything that the license permits.