Serviço de Referência Educativo (SRE) em bibliotecas universitárias: análise das práticas voltadas ao desenvolvimento da competência em informação de seus usuários
Keywords:
Ciência da Informação, Bibliotecas universitárias, Serviço de referência educativo, Educação de usuários, Competência em informaçãoAbstract
Na sociedade da informação o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes para lidar com a informação é requisito imprescindível para o sucesso dos indivíduos, não apenas no contexto acadêmico, mas ao longo da vida, o que está em consonância com o conceito de competência em informação. O bibliotecário, como profissional capacitado para o uso da informação com efetividade, necessita atentar-se para essa demanda decorrente da sociedade atual e atuar como agente educacional no desenvolvimento dessas competências. O Serviço de Referência Educativo (SRE), ofertado nas bibliotecas universitárias, deve incorporar o conceito da competência em informação em suas práticas e contribuir ativamente para facilitar o desenvolvimento ou a melhoria das habilidades, conhecimentos e atitudes de seus usuários em relação à informação, tornando-os aprendizes ao longo da vida. O objetivo geral da presente pesquisa é analisar as práticas do SRE, em bibliotecas universitárias públicas brasileiras, voltadas ao desenvolvimento da competência em informação de seus usuários. Quanto aos procedimentos metodológicos, utiliza-se de abordagem quali-quantitativa. Classifica-se a pesquisa como exploratória e descritiva e utiliza-se o método de levantamento. Para atingir os objetivos propostos, realiza-se revisão de literatura em bases de dados nacionais e internacionais visando a compreensão da temática e a elaboração do questionário aplicado com os bibliotecários responsáveis pelo serviço de referência das bibliotecas universitárias públicas do Brasil. Constata-se a necessidade de maior inserção das bibliotecas universitárias no processo educacional. A atuação do SRE, objeto de estudo nesta dissertação, no desenvolvimento da competência em informação da comunidade acadêmica, é um grande trunfo para as bibliotecas universitárias mostrarem o seu valor para o ensino-aprendizagem. Sugere-se fazer novas pesquisas na temática da competência em informação, utilizando-se de outros métodos de investigação, como a observação, entrevista presencial, dentre outros. Verifica-se, também, a importância de se realizar pesquisa sobre competência em informação junto aos usuários da informação, além dos docentes e bibliotecários.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2015 Joana Carla de Souza Matta Felício
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The author must guarantee that:
- there is full consensus among all the coauthors in approving the final version of the document and its submission for publication.
- the work is original, and when the work and/or words from other people were used, they were properly acknowledged.
Plagiarism in all of its forms constitutes an unethical publication behavior and is unacceptable. Encontros Bibli has the right to use software or any other method of plagiarism detection.
All manuscripts submitted to Encontros Bibli go through plagiarism and self-plagiarism identification. Plagiarism identified during the evaluation process will result in the filing of the submission. In case plagiarism is identified in a manuscript published in the journal, the Editor-in-Chief will conduct a preliminary investigation and, if necessary, will make a retraction.
This journal, following the recommendations of the Open Source movement, provides full open access to its content. By doing this, the authors keep all of their rights allowing Encontros Bibli to publish and make its articles available to the whole community.
Encontros Bibli content is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Any user has the right to:
- Share - copy, download, print or redistribute the material in any medium or format.
- Adapt - remix, transform and build upon the material for any purpose, even commercially.
According to the following terms:
- Attribution - You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
- No additional restrictions - You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything that the license permits.