Colaboração brasileira com autores da Austrália, Canadá, Estados Unidos e Reino Unido e o desempenho das Universidades no Ranking ARWUGRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e84306

Palavras-chave:

Colaboração científica, Análise de citações, Autor de correspondência, Universidades brasileiras, Rankings universitários, ARWUGRAS

Resumo

Objetivo: identificar as disciplinas e universidades brasileiras que se beneficiam da colaboração científica com Austrália, Canadá, Estados Unidos e Reino Unido, visualizado a partir do desempenho no Global Ranking of Academic Subjects (ARWUGRAS).

Método: estudo exploratório que identificou os artigos brasileiros indexados no InCites entre 2010-2019, e recalculou pesos para artigos em colaboração com os quatro países de língua inglesa. Os dados do InCites foram cotejados com o desempenho das universidades brasileiras presentes nas 54 disciplinas do ARWUGRAS edição 2021.

Resultados: o Brasil figura em 39 das 54 disciplinas do ARWUGRAS, com a presença de 49 diferentes universidades brasileiras.                Ao se retirar a colaboração internacional com países de língua inglesa, observou-se alteração no posicionamento das universidades brasileiras na lista de classificação. Os testes estatísticos demonstram vantagem significativa para a colaboração com estes países, considerando todas as disciplinas juntas. Quando testadas de forma específica por grandes áreas, observou-se que não há ganho significativo para Engenharias e Ciências da Vida, mas há resultados significativos para a vantagem apresentada pelas Ciências Naturais e Ciências da Saúde.

Conclusão: a análise do desempenho das universidades brasileiras no ARWUGRAS demonstrou que há vantagem no posicionamento destas quando existe colaboração com autores provenientes da Austrália, Canadá, Estados Unidos e Reino Unido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BEAVER, D.B.; ROSEN, R. Studies in scientific collaboration: part I – the professional origins of scientific co-authorship. Scientometrics, Dordrecht, v. 1, n. 1, p. 65-84, 1978.

BORDONS, M.; GONZÁLEZ-ALBO, B.; APARICIO, J.; MORENO, L. The influence of R&D intensity of countries on the impact of international collaborative research: evidence from Spain. Scientometrics, Dordrecht, v. 102, p. 1385-1400, 2015.

CHINCHILLA RODRIGUEZ, Z.; LARIVIÈRE, V.; ROBINSON GARCIA, N.; SUGIMOTO, C. Building ties across countries: international collaboration, field specialization, and global leadership. Proceedings of the 23rd International Conference on Science and Technology Indicators, 12-14 September 2018, p. 1509-1518.

CHINCHILLA-RODRÍGUEZ, Z.; SUGIMOTO, C.; LARIVIÈRE, V. Follow the leader: On the relationship between leadership and scholarly impact in international collaborations. PLoS ONE, San Francisco, v. 14, n. 6, 2019, e0218309.

GONZÁLEZ-ALCAIDE, G.; PARK, J.; HUAMANI, C.; RAMOS, J.M. Dominance and leadership in research activities: collaboration between countries of differing human development is reflected through authorship order and designation as corresponding authors in scientific publications. Plos One, San Francisco, August 8, 2017.

GRÁCIO, M. C. C. et al. Does corresponding authorship influence scientific impact in collaboration: Brazilian institutions as a case of study. Scientometrics, Dordrecht, v. 125, p.1349–1369, 2020.

HAEFFNER, C.; ZANOTTO, S.R.; GUIMARÃES, J.A. Internacionalização da universidade brasileira. Desafios e perspectivas na busca pelo padrão de universidade de classe mundial. RBPG, Brasília, v. 17, n. 37, jan./jun. 2021.

HAIR, J.F.; ANDERSON, R.; TATHAM, R.L.; BLACK, W.C. Análise multivariada de dados. Porto Alegre: Bookman, 2005.

LANCHO BARRANTES, B.S. et al. Citation flows in the zones of influence of scientific collaboration. Journal of the American Society for Information Science and Technology, New York, v. 63, n. 3, p. 481-489, 2012.

KAYCHENG, S. Multicolinearity and Indicator Redundancy Problem in World University Rankings: an example using Times Higher Education World University Ranking 2013–2014 Data. Higher Education Quarterly, Oxford, v. 69, n. 2, p. 158-174. 2015.

LEAL, F.G.; STALLIVIERI, L.; MORAES, M.C.B. Indicadores de internacionalização: o que os rankings acadêmicos medem? Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 4, n. 1, p. 52-73, jan./abr. 2018.

MAN, J.P.; et al. Why do some countries publish mores than others? An international comparison of research funding, English proficiency and publication output in highly ranked general medical journals. European Journal of Epidemiology, New York, v. 19, p. 811-817, 2004.

MOYA ANEGÓN, F.; GUERRERO BOTE, V. P.; BORNMANN, L.; MOED, H. F. The research guarantors of scientific papers and the output counting: a promising new approach. Scientometrics, Dordrecht, v. 97, p. 421-434. 2013.

MOYA-ANEGÓN, F. et al. Statistical relationships between corresponding authorship, international co-authorship and citation impact of national research systems. Journal of Informetrics, Amsterdam, v. 12, p. 1251-1262, 2018.

ROBINSON-GARCIA, N.; TORRES-SALINAS, D.; Herrera-Viedma, E.; DOCAMPO, D. Mining university rankings: Publication output and citation impact as their basis. Research Evaluation, Oxford, v. 28, n. 3, p. 232–240. 2019.

SMITH, M. The trend toward multiple authorship in Phychology. American Psychologist, Washington, v. 13, p. 596-599, 1958.

SCHMOCH, U.; SCHUBERT, T. Are international co-publications an indicator for quality of scientific research? Scientometrics, Dordrecht, v. 74, n. 3, p. 361-377, 2008.

SHANGHAI RANKING. Shanghai Rankin´s Academic Ranking of World Universities. 2021. Disponível em: https://www.shanghairanking.com/rankings/arwu/2021 . Acesso em: 07 set. 2021.

SOLLA PRICE, D.J. O Desenvolvimento da Ciência: Análise histórica, filosófica, sociológica e econômica. Tradução de Simão Mathias com a colaboração de Gilda Maria Braga. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1976. 73 p. Tradução de: Little science, big science.

TARKANG, E. E.; KWEKU, M.; ZOTOR, F. B. Publication practices and responsible authorship: a review article. Journal of Public Health in Africa, Pavia, v. 8, N. 723, 2017.

VAN LEEUWEN, T.N. Strength and weakness of national science systems: a bibliometric analysis through cooperation patterns. Scientometrics, Dordrecht, v. 79, n. 2. p. 389-408, 2009.

VANZ, S.A.S. et al. Rankings universitários internacionais e o desafio para as universidades brasileiras. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 23, n. 53, p. 39-51, set./dez., 2018.

VANZ, S.A.S. O que medem os rankings universitários internacionais? apontamentos teóricos, indicadores e características. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 28, n. 2, 2018.

VIEIRA, R.C.; LIMA, M.C. A busca pelo selo “universidade classe do mundo” e os rankings acadêmicos globais pioneiros. Interfaces Brasil/Canadá, Pelotas, v. 16, n. 1, p. 97-116, 2016.

WAGNER, C.S. The new invisible college. Washington: Brookings Institution Press. 2008. 157 p.

WOUTERS, P. et al. The Metric Tide: Literature Review (Supplementary Report I to the Independent Review of the Role of Metrics in Research Assessment and Management). HEFCE. 2015.

ZHIGANG, H. et al. Mapping research collaborations in different countries and regions: 1980-2019. Scientometrics, Dordrecht, v. 124, p. 729-745, 2020.

XIAOJUN, H.; ROUSSEAU, R.; JIN, C. In those fields where multiple authorship is the rule, the h-index should be supplemented by role-based h-indices. Journal of Information Science, London, v. 36, n. 1, p. 73-85, 2010.

Publicado

2022-07-07

Como Citar

VANZ, Samile Andrea de Souza; DOCAMPO, Domingo. Colaboração brasileira com autores da Austrália, Canadá, Estados Unidos e Reino Unido e o desempenho das Universidades no Ranking ARWUGRAS. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 1–21, 2022. DOI: 10.5007/1518-2924.2022.e84306. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/84306. Acesso em: 18 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)