Narratives of trans men: a discourse analysis on Facebookv

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2023.e84517

Keywords:

Trans men, Social media, Facebook, Discourse Analysis

Abstract

Objective: The study analyses the use of a social network as a tool for activism of a group situated in the margins of the current political scenario of Brazil. It aims to reveal the narratives of trans men on Facebook as constructed within the group Homens trans e simpatizantes” (Trans men and allies).

Methods: It uses the Discourse Analysis, in order to develop qualitative research.

Results: It was identified that the narratives involved questions related to family, health, and prejudice. The context of the trans men’s narratives remained the same in relation to the previous studies, when not, it worsened in terms of the positiveness, which directly influences in the way these subjects are understood and act in society.

Conclusions: It was concluded that social media is important for activism and the socialization of experiences of these subjects in information environments.

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Author Biographies

Jean Fernandes Brito, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutor em Ciência da Informação - Área de concentração: Informação, Tecnologia e Conhecimento pela Universidade Estadual Paulista (Unesp 2019- ). Mestre em Ciência da Informação - Área de concentração: Gestão da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC 2017-2019). Bacharel em Biblioteconomia pela Unesp (2015). Aperfeiçoamento em Língua Portuguesa pela WR Educacional (2016). É Membro dos Grupos de Pesquisas Novas Tecnologias em Informação (GPNTI- Unesp) sendo bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Desenvolvimento Pessoal (CAPES) da linha de pesquisa Produção e organização da Informação e do grupo de pesquisa Informação, Tecnologia e Inovação (ITI RG) vinculado a UFSC. Além disso é membro do grupo de pesquisa Diplomática e Arquivística (UFF/Unesp). No âmbito da Atuação Profissional: Atuou durante 04 anos como Professor na Universidade Aberta a Terceira Idade (UNATI) promovido pela Unesp de Marília . Foi Professor, Bibliotecário e Documentalista do Centro de Ensino Superior de Primavera (CESPRI) (2016 ) e Professor de Literatura em Língua Portuguesa na Associação Cultural e Educativa de Primavera (ACEP)- Sistema Positivo.(2016). Atualmente é Professor Bolsista nas disciplinas de Metodologia Cientifica e Métodos Qualitativos aplicados à Ciência da Informação para os cursos de Arquivologia e Biblioteconomia.

Daniel Martínez-Ávila, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Professor Assistente Doutor da Universidad Complutense de Madrid desde setembro de 2021 e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Possui graduação em Biblioteconomía y Documentación pela Universidad Carlos III de Madrid (2005), Licenciado en Documentación pela Universidad Carlos III de Madrid (2007), Mestrado em Investigación en Documentación pela Universidad Carlos III de Madrid (2009), e Doutorado internacional pelo Programa Oficial de Doctorado en Documentación pela Universidad Carlos III de Madrid (2012). Foi Pesquisador e Instrutor Adjunto na University of Wisconsin-Milwaukee até setembro de 2014 e Professor Assistente Doutor da Universidad Carlos III de Madrid até agosto de 2013 e desde setembro de 2019 até agosto de 2021. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Organização da Informação. Membro do International Society for Knowledge Organization (ISKO) Scientific Advisory Board.

Rafaela Carolina Silva, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutoranda e Mestra em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Unesp Marília, na Linha de Pesquisa Gestão, Mediação e Uso da Informação. Bolsista FAPESP. Foi bolsista CAPES. Membro do Grupo de Pesquisa Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional (ICIO). Membro do Grupo de Pesquisa Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional (ICIO). Membro do Centro Referencial de Propriedade Intelectual e Inovação em Ciência da Informação (CERPII). Fez estágio de pesquisa no exterior na Robert Gordon University, Escócia, Reino Unido (Setembro a Dezembro de 2016). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela FUNDEPE, Marília/SP. Graduada em Biblioteconomia, onde também foi bolsista FAPESP. Atualmente dedica-se à pesquisa científica, trabalhando principalmente na interdisciplinaridade dos temas: Bibliotecas híbridas; Conceito de hibridez em bibliotecas; Desenvolvimento social; Gestão da informação; e Desenvolvimento de comunidades.

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Published

2023-02-08

How to Cite

BRITO, Jean Fernandes; MARTÍNEZ-ÁVILA, Daniel; SILVA, Rafaela Carolina. Narratives of trans men: a discourse analysis on Facebookv. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 28, p. 1–26, 2023. DOI: 10.5007/1518-2924.2023.e84517. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/84517. Acesso em: 9 nov. 2024.