Análise da abertura dos dados das bibliotecas de universidades federais brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2024.e100069Palabras clave:
Bibliotecas Universitárias, Dados Abertos, Plano de dados abertosResumen
Objetivo: Este artigo objetiva analisar a abertura de dados das bibliotecas de universidades federais brasileiras, conforme preceituam as iniciativas de governo aberto e a legislação brasileira vigente, usando como referência os indicadores da norma ISO 11620:2014.
Método: A metodologia inclui análise quanti-qualitativa dos dados das bibliotecas disponíveis nos portais oficiais e aplicação de questionários nas 69 universidades federais vinculadas ao MEC.
Resultado: Os resultados indicam que a maioria das bibliotecas não tem seus dados inseridos nos Planos de Dados Abertos da Universidade, violando as diretrizes da Controladoria-Geral da União. Embora as bibliotecas coletem dados e produzam relatórios, sua participação em iniciativas de dados abertos ainda é limitada.
Conclusões: Há potencial para maior engajamento na promoção da transparência e do acesso à informação dos dados produzidos e custodiados por esses espaços.
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