A competência em informação e o bibliotecário mediador da leitura em Biblioteca Pública

Autores

  • Lidia Eugenia Cavalcante Universidade Federal do Ceará
  • Alessandro Rasteli Universidade Estadual Paulista - UNESP - Marilia.

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2013v18n36p157

Palavras-chave:

Information Literacy, Competência em Informação, Leitura, Mediação de Leitura, Biblioteca Pública

Resumo

A competência em informação (information literacy) está no núcleo do aprendizado ao longo da vida. Seu conceito veicula-se à necessidade de se exercer o domínio sobre o sempre crescente universo informacional, abrangendo-se em três dimensões: conhecimento, habilidades e atitudes. Como mediadores de leitura, os bibliotecários devem buscar o aprendizado contínuo e a melhoria de suas qualificações e competências, envolvendo-se e colaborando com a crescente demanda evidenciada nos diversos segmentos da sociedade, a exemplo da escola e da biblioteca pública. Na função de agente socializador da informação, o bibliotecário contribuirá no processo de aprendizagem dos indivíduos através das mais diversas formas de leituras e suportes, como também em suas práticas, ajudando o leitor a atingir nível elevado de complexidade no processo de leitura/escrita e na produção de sentidos. Refletir o papel do bibliotecário como agente educacional e a biblioteca pública enquanto equipamento multicultural, pluralista e aprendente, tornam-se a base dessa transformação, demonstrando que a biblioteca pública não é lugar de estoques estanques, mas sim, espaços de possibilidades de transformação, esse, portanto, é do que trata esse estudo.

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Biografia do Autor

Alessandro Rasteli, Universidade Estadual Paulista - UNESP - Marilia.

Bibliotecário, Especialista e Mestrando em Ciência da informação

 

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Publicado

2013-04-17

Como Citar

CAVALCANTE, Lidia Eugenia; RASTELI, Alessandro. A competência em informação e o bibliotecário mediador da leitura em Biblioteca Pública. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 18, n. 36, p. 157–180, 2013. DOI: 10.5007/1518-2924.2013v18n36p157. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2013v18n36p157. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

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