Regime de informação para o mapeamento das competências em informação na educação superior
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2013v18n37p43Palabras clave:
Regime de Informação, Competências em Informação, Ensino SuperiorResumen
Aplica a noção de regime de informação para o mapeamento das dimensões envolvidas no desenvolvimento de competências em informação na Educação Superior. Mediante pesquisa participante com docentes do curso de Agronomia, Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri, identifica elementos do regime de informação local, com base em dados de percepção e desempenho dos pesquisados em competências em informação, entendidas com base no modelo “The SCONUL Seven Pillars of Information Literacy: Core Model For Higher Education”, da Society Of College, National And University Libraries (2011). Descreve a gestão da informação científica, identificando variáveis tácitas e tangíveis que influenciam as ações informadas dos professores pesquisados. Destaca os docentes, que, juntamente com os bibliotecários, possuem um papel primordial na multiplicação dos preceitos do movimento internacional pelas competências em informação. Conclui que o mapeamento do regime de informação local permitiu compreender os modos como docentes se capacitam (assim como as limitações) para agirem no dinâmico e atual fluxo de informação científica.
Descargas
Citas
AMARAL, Ana Maria Barros Maia do. O cenário da política nacional de informação no Brasil. Inf. & Soc.: Est, João Pessoa, v.1, n.1, p. 47-53, jan./dez. 1991.
BARRETO, Aldo de Albuquerque. Políticas nacionais de informação: discurso ou ação. DataGramaZero, v.4. n. 2, abr. 2009.
BRAMAN, Sandra. Information and Politics: paradigmatic changes in the contemporanary research field. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA “POLÍTICAS E REGIME DE INFORMAÇÃO: ABORDAGENS TEÓRICAS E METODOLÓGICAS”, 3., 2009, Rio de Janeiro. [Trabalhos apresentados]. Rio de Janeiro: IBICT, 2009. p. 1-36.
BRAZZEAL, Bradley; POWERS, Amanda Clay. Electronic access to agricultural journals: an agronomy case study. Serials Review, v. 33, n. 3, p. 155-160, 2007.
BOBISH, Greg. Participation and Pedagogy: Connecting the Social Web to ACRL Learning Outcomes. The Journal of Academic Librarianship, v. 37, n. 1, p. 54-63, jan. 2011.
CAO, Jixia et al. Utility of library in information literacy education in university. In: 2010 INTERNATIONAL CONFERENCE ON EDUCATIONAL AND INFORMATION TECHNOLOGY. [Anais...]. [S.l.], 2010.
DACOSTA, Jacqui Weetman. Is There an information literacy skills gap to be bridged?: an examination of faculty perceptions and activities relating to information literacy in the United States and England. College & Research Libraries, v. 71, n. 13, p. 203-221, maio 2010.
DELAIA, Cláudia Regina; FREIRE, Isa Maria. Subsídios para uma política de gestão da informação da EMBRAPA solos - à luz do regime de informação. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 15, n. 3, 2010.
DERAKHSHAN, Maryam; SINGH, Diljit. Integration of information literacy into the curriculum: a meta-synthesis. Library Review, v. 60, n. 3, p. 218-229, 2011.
DUNAWAY, Michelle Kathleen; ORBLYCH, Michael Teague. Formative assessment: transforming information literacy instruction. Reference Services Review, v. 39, n. 1, p. 24-41, 2011.
EMMONS, Mark et al. Teaching information literacy skills to prepare teachers who can bridge the research-to-practice gap. Reference & User Services Quarterly, v. 49, n. 2, p. 140-150, 2009.
FREIRE, Gustavo Henrique de Araújo. Construção participativa de instrumento de política pública para gestão e acesso à informação. Perspectiva em Ciência da Informação, v. 13, n. 3, p. 195-207, set./dez. 2008.
FROHMANN, Bernard. Taking information policy beyond informacion science: applying the actor network theory. In: ANNUAL CONFERENCE OF THE CANADIAN ASSOCIATION FOR INFORMATION SCIENCE, 23, 1995, Edmonton, Alberta. Proceeddings... Alberta, 1995.
GONZÁLEZ DE GOMEZ, Maria Nélida. Política e gestão da informação: novos rumos. Ciência da Informação, Brasília, v. 28, n. 2, 1999.
______. Escopo e abrangência da Ciência da Informação e a Pós-Graduação na área: anotações para uma reflexão. Transinformação, Campinas, v. 15, n. 1, p. 31-43, jan./abr. 2003.
______. Regime de informação: construção de um conceito. Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, v.22, n.3, p. 43-60, set./dez. 2012.
KURUPPU, Pali U.; GRUBER, Anne Marie. Understanding the information needs of academic scholars in agricultural and biological sciences. The Journal of Academic Librarianship, v. 32, n. 6, p. 609-623, 2006.
MACE, M. The rise of the information ecosystem: How mobile devices, personal computing, media, and the Internet all fit together. Mobile Opportunity, c2007. Disponível em: <http://mobileopportunity.blogspot.com/2007/02/rise-of-information-ecosystem-how.html>. Acesso em: 09 maio 2012.
MANUS, Sara J. Beutter. Librarian in the classroom: an embedded approach to music information literacy for first-year undergraduates. Notes, p. 249-261, dez. 2009.
MARCONDES, Carlos Henrique; JARDIM, José Maria. Políticas de Informação Governamental: a construção de Governo Eletrônico na Administração Federal do Brasil. DataGramaZero, v. 4, n. 2, abr. 3, 2003.
MASSIS, Bruce E. Information literacy instruction in the library: now more than ever. New Library World, v. 112, n. 5/6, p. 274-277, 2011.
MÊGNIGBÊTO, Eustache. Information policy: content and challenges for an effective knowledge society. The International Information & Library Review, v.42, p. 144-148, 2010.
MILLER, Ielleen R. Turning the tables: a faculty-centered approach to integrating information literacy. Reference Services Review, v. 38, n. 4, p. 647-662, 2010.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
MOUNCE, Michael. Working Together: Academic Librarians and Faculty Collaborating to Improve Students' Information Literacy Skills: A Literature Review 2000–2009. The Reference Librarian, v. 51, n. 4, p. 300-320, 2010.
NHARRELUGA, Rafael Simone. O governo eletrônico como uma política pública de informação. PontodeAcesso, Salvador, v. 3, n. 2, p. 147 -157, ago. 2009.
ORIHUELA, José Luis. Blog e blogosfera: o meio e a comunidade. In: ORDUÑA, Octávio I. Rojas. et al. (Org.). Blogs: revolucionando os meios de comunicação. São Paulo: Thompson, 2007. cap. 1, p. 1-20.
PIERCE, Deborah L. Influencing the now and future faculty: retooling information literacy. Notes, p. 233-248, dez. 2009.
SOCIETY OF COLLEGE, NATIONAL AND UNIVERSITY LIBRARIES. The SCONUL seven pillars of information literacy: core model for higher education. London, 2011. Disponível em: < http://www.sconul.ac.uk/groups/information_literacy /publications/coremodel.pdf >. Acesso em: 2 maio. 2011.
SHENTON, Adrew K.; FITZGIBBONS, Megan. Just what is this thing we call relevance?: engaging students in information literacy sessions. Feliciter, n. 2, 2010.
STERN, Caroline; KAUR, Trishanjit. Developing theory-based, practical information Literacy training for adults. The International Information & Library Review, v. 42, p. 69-74, 2010.
THANUSKODI, S. Use of internet and electronic resources for agricultural science information: a case study. The Social Sciences, v. 5, n. 4, p. 364-367, 2010.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 15. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
VIRKUS, Sirje. Information literacy in Europe: a literature review. Information Research, v. 8, n. 4, jul. 2003.
WEINBERGER, David. A nova desordem digital: os novos princípios que estão reinventando os negócios, a educação, a política, a ciência e a cultura. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2013 Lucas Almeida Serafim, Gustavo Henrique de Araújo Freire
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El autor debe garantizar:
que existe un consenso total de todos los coautores para aprobar la versión final del documento y su presentación para su publicación.
que su trabajo es original, y si se han utilizado el trabajo y / o las palabras de otras personas, estos se han reconocido correctamente.
El plagio en todas sus formas constituye un comportamiento editorial poco ético y es inaceptable. Encontros Bibli se reserva el derecho de utilizar software o cualquier otro método para detectar plagio.
Todas las presentaciones recibidas para su evaluación en la revista Encontros Bibli: revista electrónica de biblioteconomía y ciencias de la información pasan por la identificación del plagio y el auto-plagio. El plagio identificado en los manuscritos durante el proceso de evaluación dará como resultado la presentación de la presentación. En el caso de identificación de plagio en un manuscrito publicado en la revista, el Editor en Jefe llevará a cabo una investigación preliminar y, si es necesario, la retractará.
Esta revista, siguiendo las recomendaciones del movimiento de Acceso Abierto, proporciona su contenido en Acceso Abierto Completo. Por lo tanto, los autores conservan todos sus derechos, permitiendo a Encontros Bibli publicar sus artículos y ponerlos a disposición de toda la comunidad.
Los contenidos de Encontros Bibli están licenciados bajo Licencia Creative Commons 4.0.
Cualquier usuario tiene derecho a:
- Compartir: copiar, descargar, imprimir o redistribuir material en cualquier medio o formato
- Adaptar: mezclar, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso comercial.
De acuerdo con los siguientes términos:
- Atribución: debe otorgar el crédito apropiado, proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se han realizado cambios. Debe hacerlo bajo cualquier circunstancia razonable, pero de ninguna manera sugeriría que el licenciante lo respalde a usted o su uso.
- Sin restricciones adicionales: no puede aplicar términos legales o medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otros de hacer cualquier cosa que permita la licencia.