Formação continuada do bibliotecário: a importância da capacitação na área da informática para o profissional da informação

Autores

  • Valéria Beatriz Andrade Bibliotecária - Medimagem
  • Antonio Luís Fonseca Centro Universitário Uninovafapi - Bibliotecário

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2016v21n47p124

Palavras-chave:

Formação continuada, Tecnologia, Informação, Bibliotecário, Profissional da informação

Resumo

O ensaio científico visa destacar as vantagens obtidas pelo profissional bibliotecário que opta por uma formação continuada voltada para tecnologia. Explana como tem ocorrido a inserção da informação no mundo tecnológico. Destaca dois pontos: o posicionamento do profissional da informação no mercado de trabalho e a influência positiva que o aperfeiçoamento tecnológico exerce sobre o desempenho deste profissional capacitado a gerenciar a informação interligada aos recursos tecnológicos bem como o auxílio profissional que o bibliotecário, com um amplo conhecimento em informática, tem no manuseio com sistemas automatizados. Optou-se por uma pesquisa bibliográfica, onde foram utilizados livros e artigos publicados sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria Beatriz Andrade, Bibliotecária - Medimagem

Bibliotecária - Universidade Estadual do Piauí

Antonio Luís Fonseca, Centro Universitário Uninovafapi - Bibliotecário

Bibliotecário do Centro Universitário Uninovafapi

Referências

AGUIAR, Afrânio Carvalho. Derrubando-se as barreiras ao fluxo transfronteira do conhecimento. In: LUBISCO, Nídia M. L.; BRANDÃO, Lídia M. B. (Orgs.) Informação e informática. Salvador: EDUSBA, 2000, p. 37 – 63.

BAPTISTA, Sofia Galvão; MUELLER, Suzana Pinheiro Machado. Considerações sobre o mercado de trabalho do bibliotecário. Información, Cultura y Sociedad, Buenos Aires, n. 12, p.35 – 50, 2005. Disponível em: < http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/976/2/ARTIGO_ConsideracoesMercadoTrabalhoBibliotecario.pdf>. Acesso em: 02 nov. 2014.

BARRETO, Aldo de Albuquerque. Mudança estrutural no fluxo do conhecimento: a comunicação eletrônica. Ciência da Informação, Brasília, v. 27, n. 2, p. 122 – 127, maio/ago. 1998. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v27n2/barreto.pdf>. Acesso em: 01 nov. 2014.

BOENTE, Alfredo; BRAGA, Gláucia. Metodologia científica contemporânea. Rio de Janeiro: Brasport, 2004.

CARDOSO, Liana Rosa Brito. Automação de bibliotecas: tendências contemporâneas. In: TARGINO, Maria das Graças; CASTRO, Mônica M. M. R. N. de (Orgs.). Desafiando os domínios da informação. Teresina: UFPI, 2002. p. 153 – 181.

CÔRTE, Adelaide Ramos et al. Avaliação de softwares para bibliotecas e arquivos: uma visão do cenário nacional, 2. ed. São Paulo: Polis, 2002.

CRESPO, Isabel Merlo; RODRIGUES, Ana Vera Finardi; MIRANDA, Celina Leite. Educação Continuada para bibliotecários: características e perspectivas em um cenário de mudanças. Revista Biblios, Porto Alegre, n. 25 - 26, 2006. Disponível em:<http://eprints.rclis.org/8801/1/25_08.pdf>. Acesso em : 20 mar. 2014.

DAVANSO, Andressa Mello; ZANAGA, Mariângela Pisoni. Organização curricular dos cursos de Biblioteconomia brasileiros. In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 16 e ENCONTRO DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO DA PUC-CAMPINAS, 1., 2011, Campinas. Anais eletrônicos... Campinas, 2011. Disponível em: <http://www.academia.edu/1017248/

Organiza%C3%A7%C3%A3o_curricular_dos_cursos_de_Biblioteconomia_brasileiros> Acesso em: 01 nov. 2014.

FARREL, Joyce. Lógica e design de programação: introdução. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

MARANHÃO, Tarcila Barros Nunes. Informação, sociedade e tecnologia. In: TARGINO, Maria das Graças; CASTRO, Mônica M. M. R. N. de (Orgs.). Desafiando os domínios da informação. Teresina: UFPI, 2002. p. 263 – 277.

OLIVEIRA, Lais Pereira de. SILVEIRA, Carlos Eduardo da. Desafios do bibliotecário frente às novas tecnologias da informação e comunicação. In: ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO, GESTÃO E CIENCIA DA INFORMAÇÃO, 12., 2010, Porto Alegre. Anais eletrônicos... Porto Alegre, 2010. Disponível em: < http://pt.scribd.com/doc/

/Desafios-do-bibliotecario-frente-as-novas-tecnologias-da-informacao-e-comunicacao>. Acesso em: 03 nov. 2014.

ORTEGA, Cristina Dotta. Introdução ao MicroISIS. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2002.

PROSDÓCIMO, Zulma Pures Alves; OHIRA, Maria de Lourdes Blatt. Educação continuada do bibliotecário: revisão de literatura. Revista ACB. Florianópolis, v. 4, n. 4, p. 111 – 128. 1999. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/article.phpdd0=000000

>. Acesso em: 04 nov. 2014.

ROWLEY, Jennifer. Informática para bibliotecas.Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 1994.

RUSSO, Mariza. Fundamentos de biblioteconomia e ciência da informação. Rio de Janeiro: e-papers, 2010.

SILVA, Fabiano Couto Corrêa da. Bibliotecários especialistas: guia de especialidades e recursos informacionais. Brasília: Thesaurus, 2005.

SOUZA, Elisabete Gonçalves de. A formação continuada do bibliotecário face às exigências das novas tecnologias.2007. Disponível em: <http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem02pdf/sm02ss04_01.pdf> Acesso em: 02 nov. 2014.

VALENTIM, Marta Lígia Pomim. Prefácio. In: CÔRTE, Adelaide Ramos et al. Avaliação de softwares para bibliotecas e arquivos: uma visão do cenário nacional, 2. ed. São Paulo: Polis, 2002.

Publicado

2016-09-12

Como Citar

ANDRADE, Valéria Beatriz; FONSECA, Antonio Luís. Formação continuada do bibliotecário: a importância da capacitação na área da informática para o profissional da informação. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 21, n. 47, p. 124–144, 2016. DOI: 10.5007/1518-2924.2016v21n47p124. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2016v21n47p124. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensaios

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.