Comportamento de pesquisa e uso de informações irrelevantes no ambiente de trabalho
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2018v23n53p78Palabras clave:
Sobrecarga de informação, Informação irrelevante, Pesquisa de informação, Uso da informaçãoResumen
Revisão de literatura de natureza narrativa sobre os temas: sobrecarga de informação; informação irrelevante e pesquisa e uso de informação. Parte do pressuposto que no cotidiano os profissionais se deparam com grande quantidade de informação irrelevante para a realização das atividades profissionais. A análise da literatura mostra que o fenômeno da sobrecarga de informação é, cada vez mais, universal e onipresente na vida. O telefone celular (smartphone) merece papel de destaque no acesso de informações pessoais ou de lazer. As organizações conseguem limitar o acesso à informações irrelevantes somente nos dispositivos da empresa. Na maioria das vezes, os sujeitos recebem informações, eles não são ativos na busca da informação. Mais investigações sobre o tópico de pesquisa são necessárias.
Descargas
Citas
AROUCK, Osmar. Atributos de qualidade da informação. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Faculdade de Ciência da Informação), da Universidade de Brasília - Mestrado. 2011.
BATES, Marcia J. Toward an integrated model of information seeking and searching. New Review of Information Behaviour Research, v. 3, p. 1-15, 2002. Disponível em: <https://pages.gseis.ucla.edu/faculty/bates/articles/info_SeekSearch-i-030329.html>. Acesso em: 04 out. 2017.
BAWDEN, David; HOLTHAM, Clive; COURTNEY, Nigel. Perspectives on information overload. Aslib Proceedings, v. 51, n. 8, p. 249-255, set. 1999. Disponível em: <http://www.emeraldinsight.com/doi/abs/10.1108/EUM0000000006984?journalCode=ap>. Acesso em: 04 out. 2017.
BAWDEN, David; ROBINSON, Lyn.The dark side of information:overload, anxiety and other paradoxes and pathologies. Journal of Information Science, v. 35, n. 2, p. 180-191, 2009. Disponível em: <http://www.city.ac.uk/__data/assets/pdf_file/0020/79103/JIS-dark-side.pdf>. Acesso em: 01 out. 2017.
BUCKLAND, Michael. Information as Thing. Journal of the American Society of Information Science, v. 42, n. 5, p. 351-360, jun. 1991. Disponível em: <http://skat.ihmc.us/rid=1KR7VC4CQ-SLX5RG-5T39/BUCKLAND(1991)-informationasthing.pdf>. Acesso em: 30 set. 2017.
CASE, Donald O. Looking for Information: a survey of research on information seeking, needs, and behavior. 4. ed. Edição do Kindle. United Kingdom: Emerald, 2016.
CHOO, Chun W. A Organização do Conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: SENAC, 2003.
CORDEIRO, Alexander Magno et al. Revisao sistematica: uma revisão narrativa. Revista do Colegio Brasileiro de Cirurgiões, Rio de Janeiro, v. 34, n. 6, p. 428-431, nov./dez. 2007. Disponivel em: <http://www.scielo.br/pdf/rcbc/v34n6/11.pdf>. Acesso em: 07 set. 2017.
COOK, Joan Littlefield. College students and algebra story problems: strategies for identifying relevant information. Reading Psychology, v.27, p. 95-125, 2006. Disponível em: <http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/02702710600640198?journalCode=urpy20>. Acesso em: 29 set. 2017.
EPPLER, Martin J.; MENGIS, Jeanne. The Concept of Information Overload: a review of literature from organization science, accounting, Marketing, MIS, and Related Disciplines. The information society: an international journal, v. 20, v.5, p. 1-20, 2004. Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1007%2F978-3-8349-9772-2_15. Acesso em: 28 set. 2017.
ERDELEZ, Sanda; MAKRI, Stephan. Introduction to the thematic issue on opportunistic discovery of information. Information Research, v. 16, n. 3, set. 2011.
FARHOOMAND, Ali F.; DRURY, Don H. Managerial information overload. Communications of the ACM, v. 45, n. 10, out. 2002. Disponível em: <http://dl.acm.org/citation.cfm?doid=570907.570909>. Acesso em: 27 abr. 2017.
FASS, Leona F. Learning From Relevant and Irrelevant Information. AAAI Technical Report FS-94-02, 1994. Disponível em: <http://www.aaai.org/Papers/Symposia/Fall/1994/FS-94-02/FS94-02-019.pdf>. Acesso em: 27 set. 2017.
FEZILE, Ozdamli. Are teacher candidates problematic Internet users? Procedia – Social and Behavioral Sciences, v. 30, p. 2345-2349, 2011. Disponível em: <http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877042811022828?via%3Dihub>. Acesso em: 26 out. 2017.
FISCHER, Gerhard. Articulating the Task at Hand and Making Information Relevant to It. Human-computer interaction, v.16, p. 243–256, 2001. Disponível em: <http://l3d.cs.colorado.edu/~gerhard/papers/hci2001.pdf>. Acesso em: 25 set. 2017.
GOLEMAN, Daniel. Foco: a atenção e seu papel fundamental para o sucesso. Rio de Janeiro: Objetiva, 2014.
GONÇALVES, Lucio L. Dependência Digital: tecnologias transformando pessoas, relacionamentos e organizações. Rio de Janeiro: Barra Livros, 2017.
HENLE, Christine A.; BLANCHARD, Anita L. The interaction of work stressors and organizational sanctions on cyberloafing. Journal of Managerial Issues, v. 20, n. 3, p. 383-400, 2008. Disponível em: <https://www.questia.com/library/journal/1G1-188064188/the-interaction-of-work-stressors-and-organizational>. Acesso em: 26 out. 2017
HJELSETH, Eilif. Exchange of relevant information in BIM objects defined by the role- and life-cycle information model. Architectural engineering and design management, v. 6, p. 279-287, 2010. Disponível em: <http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.3763/aedm.2010.IDDS5?src=recsys>. Acesso em: 29 set. 2017.
KELTON, Andrea S. Internet financial reporting: the effects of hyperlinks and irrelevant information on investor judgments. 2006. PhD diss., University of Tennessee. Disponível em: <https://mgt.ncsu.edu/pdfs/accounting/kelton_dissertation_1-19-06.pdf>. Acesso em: 25 set. 2017.
KHANSA, Lara; BARKHI, Reza; RAY, Soumya; DAVI, Zachary. Cyberloafing in the workplace: mitigation tactics and their impact on individuals’ behavior. Information Technology and Management, set. 2017. Disponível em: <https://link.springer.com/article/10.1007/s10799-017-0280-1>. Acesso em: 04 out. 2017
KWON, Kean F. Implications of internet usage policy on personal web usage from the perspective of senior management and other staff members. 2015. Tese (Master of Science) - University of Otago, Dunedin, New Zealand. July 2015. Disponível em: <https://ourarchive.otago.ac.nz/bitstream/handle/10523/5821/KwonKF2015MSc.pdf;sequence=1>. Acesso em: 04 out. 2017.
LARA, Pablo Z. Manrique de. Fear in organizations: does intimidation by formal punishmentmediate the relationship between interactional justice and workplace internet deviance? Journal of Managerial Psychology, v. 21, n. 6, p. 580-592, 2006. Disponível em: <http://www.emeraldinsight.com/toc/jmp/21/6>. Acesso em: 25 set. 2017.
LAZARTE, Leonardo. Ecologia cognitiva na sociedade da informação. Ciência da Informação, v. 29, n. 2, p. 43-51, mai./ago. 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/%0D/ci/v29n2/a06v29n2.pdf>. Acesso em: 26 set. 2015.
LE COADIC, Yves-Francois. A ciência da informação. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.
LEE, Younghwa; LEE, Zoonky; KIM, Yongbeom. Understanding personal web usage in organizations. Journal of Organizational Computing and Electronic Commerce, v. 17, n. 1, 2007. Disponível em: <http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/10919390701291067?journalCode=hoce20>. Acesso em: 26 out. 2017.
LEVITIN, Daniel J. A mente organizada: como pensar com clareza na era da sobrecarga de informação. Rio de Janeiro: Objetiva, 2015.
LIM,Vivien Κ. G. The IT way of loafing on the job: cyberloafing, neutralizing and organizational justice. Journal of Organizational Behavior, v. 23, n 5, p. 675- 694, aug. 2002. Disponível em: <http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/job.161/abstract>. Acesso em: 26 out. 2017.
MANAGEMENT ISSUES NEWS. Does cyberloafing undermining productivity? 2004. Disponível em: <http://www.management-issues.com/news/1417/does-cyberloafing-undermining-productivity/>. Acesso em: 24 set. 2017.
MORIN, Edgar. O método: a natureza da natureza. Porto Alegre: Sulina, 2005.
NISBETT, Richard. E.; ZUKIER, Henry; LEMLEY, Ronald E. The dilution effect: nondiagnostic information weakens the implications of diagnostic information. Cognitive Psychology, v. 13, p. 248-277, 1981. Disponível em: <http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/0010028581900104>. Acesso em: 25 set. 2017.
PIJPERS, Guus. Information Overload: a system for better managing everyday data. Nova Jersei: Wiley, 2010.
RICHARDS, James. What has the internet ever done for employees? A review, map and research agenda. Employee Relations, v. 34, n.1, p. 22 – 43, 2011. Disponível em: <http://www.emeraldinsight.com/doi/abs/10.1108/01425451211183246>. Acesso em: 04 out. 2017.
ROBREDO, Jaime. Filosofia da ciência da informação ou Ciência da informação e filosofia? In: TOUTAIN, Lídia M. B. Brandão (Org.). Para entender a ciência da informação. Salvador: EDUFBA, 2007.
SANTOS, B. de Sousa. Os tribunais e as novas tecnologias de comunicação e de informação. Sociologias, Porto Alegre, ano 7, n. 13, jan./jun. 2005, p. 82-109. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/sociologias/article/view/550>. Acesso em: 23 out. 2017.
SAWITRI, Hunik S.R. Role of internet experience in moderating influence of work stressor on cyberloafing. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 57, out. 2012, p. 320-324. Disponível em: <http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S187704281204654X?via%3Dihub>. Acesso em: 26 out. 2017.
SAVOLAINEN, Reijo. Elaborating the conceptual space of information-seeking phenomena. Information research, v. 21, n. 3, set. 2016. Disponível em: <http://www.informationr.net/ir/21-3/paper720.html#.WP4C8dLyvIU>. Acesso em: 24 set. 2017.
SPINK, Amanda; COLE, Charles. Human information behavior: integrating diverse approaches and information use. Journal of the American Society for Information Science and Technology, v.57, n.1, p.25-35, 2006. Disponível em: <http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/asi.20249/abstract>. Acesso em: 22 set. 2017.
STONIER, T. Information and the internal structure of universe: an exploration into information physics. New York: Springer –Verlag, 1990.
STRAßHEIM, Jan. Relevance theories of communication Alfred Schutz in dialogue with Sperber and Wilson. Journal of Pragmatics, v. 42, p. 1412-1441, 2010. Disponível em: <http://www.academia.edu/1314867/Relevance_theories_of_communication_Alfred_Schutz_in_dialogue_with_Sperber_and_Wilson>. Acesso em: 22 set. 2017.
TARAPANOFF, Kira. Informação, conhecimento e inteligência em corporações: relações e complementaridade. In: TARAPANOFF, Kira (org.), Inteligência, informação e conhecimento. Brasília: IBICT, 2006.
WILSON, T. D. Human information behavior. Informing Science Research. v.3, n.2, 2000. Disponível em: <https://pdfs.semanticscholar.org/f393/bbfdac03c71f567887513c0e2687df8cd412.pdf>. Acesso em: 30 set. 2017.
WILSON, T. D. Models in information behavior research. Journal of Documentation, London,
v.55, n.3, p.249-270, jun. 1999. Disponível em: <http://www-emeraldinsight-com.ez54.periodicos.capes.gov.br/doi/pdfplus/10.1108/EUM0000000007145>. Acesso em: 24 set. 2017.
WURMAN, R. Saul. Ansiedade de Inform@ção: como transformar informação em compreensão. São Paulo: Cultura, 1989.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Maria Albeti Vitoriano, Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El autor debe garantizar:
que existe un consenso total de todos los coautores para aprobar la versión final del documento y su presentación para su publicación.
que su trabajo es original, y si se han utilizado el trabajo y / o las palabras de otras personas, estos se han reconocido correctamente.
El plagio en todas sus formas constituye un comportamiento editorial poco ético y es inaceptable. Encontros Bibli se reserva el derecho de utilizar software o cualquier otro método para detectar plagio.
Todas las presentaciones recibidas para su evaluación en la revista Encontros Bibli: revista electrónica de biblioteconomía y ciencias de la información pasan por la identificación del plagio y el auto-plagio. El plagio identificado en los manuscritos durante el proceso de evaluación dará como resultado la presentación de la presentación. En el caso de identificación de plagio en un manuscrito publicado en la revista, el Editor en Jefe llevará a cabo una investigación preliminar y, si es necesario, la retractará.
Esta revista, siguiendo las recomendaciones del movimiento de Acceso Abierto, proporciona su contenido en Acceso Abierto Completo. Por lo tanto, los autores conservan todos sus derechos, permitiendo a Encontros Bibli publicar sus artículos y ponerlos a disposición de toda la comunidad.
Los contenidos de Encontros Bibli están licenciados bajo Licencia Creative Commons 4.0.
Cualquier usuario tiene derecho a:
- Compartir: copiar, descargar, imprimir o redistribuir material en cualquier medio o formato
- Adaptar: mezclar, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso comercial.
De acuerdo con los siguientes términos:
- Atribución: debe otorgar el crédito apropiado, proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se han realizado cambios. Debe hacerlo bajo cualquier circunstancia razonable, pero de ninguna manera sugeriría que el licenciante lo respalde a usted o su uso.
- Sin restricciones adicionales: no puede aplicar términos legales o medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otros de hacer cualquier cosa que permita la licencia.