A competência em informação nos currículos de Biblioteconomia do sul do Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2019.e58479

Palabras clave:

Competência em Informação, Formação do Bibliotecário, Formação para a Competência em informação

Resumen

Objetivo: A pesquisa investigou a inserção de disciplinas que tratam de temas relacionados à competência em informação nos currículos dos cursos de Biblioteconomia da região sul do Brasil.

Metodologia: É caracterizada como uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos, inicialmente foi realizado um estudo documental a partir das matrizes curriculares dos cursos de Biblioteconomia do Sul do país para identificar as disciplinas voltadas para a formação da competência em informação e em seguida foi enviado um questionário para os professores que ministravam as disciplinas identificadas na etapa documental, cujos dados foram analisados com base na técnica de análise de conteúdo. 

Resultados: Entre os resultados pode-se salientar que além das disciplinas específicas de competência em informação algumas outras, como por exemplo, as de fontes de informação podem contribuir para a formação das habilidades dos estudantes no que diz respeito à busca, seleção e uso da informação. 

Conclusão: Embora alguns cursos ofertam disciplinas que contribuem para a formação da competência em informação, ainda se evidencia a necessidade de aprimoramento por parte das instituições de ensino superior visando a implementação mais efetiva desse conteúdo nos currículos dos cursos de Biblioteconomia. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Maria Mendes Miranda, Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, da Universidade Estadual de Londrina (PPGCI/UEL).

Adriana Rosecler Alcará, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Francisco. Professora Adjunto no Departamento de Ciência da Informação e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UEL) da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Citas

ALVES, F. M. M.; VARELA, A. V. Integração curricular de literacia da informação em contexto universitário: a disciplina de técnicas de busca e uso da informação na Universidade Carlos III de Madrid em Espanha. In: ALVES, F. M. M.; CORRÊA, E. C. D.; LUCAS, E. R. de O (Org.). Competência em informação: políticas públicas, teoria e prática. Salvador: EDUFBA, 2016.

AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION. Information literacy competency standards for higher education. Chicago, ACRL/ALA, 2000. Disponível em: http://www.ala.org/acrl/standards/informationliteracycompetency. Acesso em: 02 ago. 2018.

ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES – ACRL. Framework for information literacy for higher education. Chicago, 2016. Disponível em:http://www.ala.org/acrl/standards/ilframework. Acesso em: 02 ago. 2018.

BELLUZZO, R. C. B. O uso de mapas conceituais para o desenvolvimento da competência em informação: um exercício de criatividade. In: PASSOS, R.; SANTOS, G. C. (Org.) Competência em informação na sociedade de aprendizagem. Bauru: Kayros, 2005.

BOTELHO, C. do N. A formação do bibliotecário e as bibliotecas comunitárias. Informe: Estudos em Biblioteconomia e Gestão da Informação, v. 1, n. 1, p. 50-64, 2012. Disponível em: https://goo.gl/28yPSM. Acesso em: 02 ago. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. CNE/CES 492/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Filosofia, História, Geografia, Serviço Social, Comunicação Social, Ciências Sociais, Letras, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 9 jul. 2001, Seção 1, p. 50. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES0492.pdf. Acesso em: 02 ago. 2018.

BRASIL. Referenciais Curriculares Nacionais dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura/Secretaria de Educação Superior. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Superior, 2010.

BRASIL. Resolução CNE/CES 19, de 13 de março de 2002. Estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Biblioteconomia. Diário Oficial da União, Brasília, 2002. Seção 1, p. 34. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES192002.pdf. Acesso em: 02 ago. 2018.

CAMPELLO, B. S. A competência informacional na educação para o Século XXI. In: Bernadete Campello. (Org.). A biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

CAMPELLO, B. S. Letramento informacional no Brasil: práticas educativas de bibliotecários em escolas de ensino básico. 208 f. 2009. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.

CARTA de Marília. In: SEMINÁRIO DE COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO: cenários e tendências. 3., 2014, Marília, SP. Anais [...] Marília, SP: UNESP, 2014.

CAVALCANTE, L. E. Políticas de formação para a competência informacional: o papel das universidades. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 2, n. 2, p. 47-62, dez. 2006. Disponível em: http://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/17. Acesso em: 02 ago. 2018.

COONAN, E. A new curriculum for information literacy. Theoretical background – Teaching learning: perceptions of information literacy. Arcadia Project, Cambridge University Library, 2011. Disponível em: https://newcurriculum.wordpress.com/project-reports-and-outputs/. Acesso em: 02 ago. 2018.

DECLARAÇÃO de Havana sobre 15 ações de COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO/ ALFIN..., 2012. Disponível em:https://goo.gl/9Mfc4W. Acesso em: 02 ago. 2018.

DUDZIAK, E. A. Competência em Informação: melhores práticas educacionais voltadas para a Information Literacy. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 21, 2005, Curitiba. Anais [...] Curitiba: FEBAB, 2005.

DUDZIAK, E. A. Formação do profissional da informação baseada na ligação entre competências, conteúdos de aprendizagem e currículo. In CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 23, 2009. Anais [...] Bonito, MS. 2009.

DUDZIAK, E. A. Information Literacy Education: integração pedagógica entre bibliotecários e docentes visando à competência em informação e o aprendizado ao longo da vida. In: Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU), 12, 2002, Pernambuco. Anais [...] Recife: UFPE, 2002.

DUDZIAK, E. A. A information literacy e o papel educacional das bibliotecas. 2001. 173 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Comunicação) – Universidade de São Paulo. Escola de Comunicação e Artes. São Paulo: USP, 2001.

DUDZIAK, E. A. Bibliotecário como agente multiplicador da competência informacional e midiática. In: BELLUZZO, Regina C. B; FERES, G. G. Competência em informação: de reflexões às lições aprendidas. São Paulo: FEBAB, 2013.p.209-224.

DUDZIAK, E. A. O bibliotecário como agente de transformação em uma sociedade complexa: integração entre ciência, tecnologia, desenvolvimento e inclusão social. PontodeAcesso, v. 1, n. 1, 2007. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/1396. Acesso em: 02 ago. 2018.

FARIAS, G. B.; BELLUZZO, R. C. B. Competência em Informação: perspectiva didática pedagógica. Informação & Informação, v. 22, n. 3, p. 112-135, 2017. Disponível em:http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/26716. Acesso em: 02 ago. 2018.

FERREIRA, D. T. As novas competências do profissional da informação bibliotecários: reflexões e práticas. In: FERREIRA, Pedro C. G; RIBEIRO, A. C. M. (Org.). Biblioteca do século XXI: desafios e perspectivas. Brasília: Ipea, 2016.

GASQUE, K. C. G. D. Letramento Informacional: pesquisa, reflexão e aprendizagem. Brasília: Faculdade de Ciência da Informação / Universidade de Brasília, 2012. Disponível em: https://goo.gl/fXxAP2. Acesso em: 02 ago. 2018.

HATSCHBACH, M. H. L. Information literacy: aspectos conceituais e iniciativas em ambiente digital para o estudante de nível superior. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - IBICT, UFRJ, Rio de Janeiro, 2002. Disponível em: https://goo.gl/YB71pk. Acesso em: 02 ago. 2018.

MANIFESTO de Florianópolis sobre a competência em informação e as populações vulneráveis e minoria, 2013. Disponível em:http://febab.org.br/manifesto_florianopolis_portugues.pdf. Acesso em: 02 ago. 2018.

MATA, M. L.; CASARIN, H. C. S. A formação do bibliotecário e a competência informacional: um olhar através das competências. In: VALENTIM, Marta (Org.). Gestão, mediação e uso da informação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010, p. 301-318.

MATA, M. L. da. Inserção da Competência Informacional nos currículos dos cursos de Biblioteconomia no Brasil e de Informação e Documentação na Espanha. 2014. 196 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, 2014.

MIRANDA, A. M. M.; ALCARÁ, A. R. Busca e uso da informação: uma abordagem sobre as habilidades informacionais de universitários. Biblionline, João Pessoa, v. 12, n. 3, p. 94-111, jul./set., 2016. Disponível em:http://periodicos.ufpb.br/index.php/biblio/article/view/28897. Acesso em: 02 ago. 2018.

PEREIRA, C. C. Práticas de pesquisa na pós-graduação: um estudo das habilidades para a busca de informação. 2015. 156 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina. 2015.

PIANOVSKI, V. S.; ALCARÁ, A. R. Processo de busca e uso da informação por pós-graduandos. In: SEMINÁRIO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 6., 2016. Anais [...] Londrina: UEL, 2016. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/cinf/index.php/secin2016/secin2016/paper/view/305/258. Acesso em 02 ago. 2018.

SOUZA, F. de C. Ensino de informação no Brasil -representações do docente de Biblioteconomia na Coleção Documentos ABEBD. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO E PESQUISA DE INFORMAÇÃO,7, 2007, Salvador, Anais [...] Salvador, BA: UFBA - Instituto de Ciência da Informação, 2007.

SOUSA, M. M.; FUJINO; A. A função educativa do bibliotecário no século XXI: visão brasileira. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 15, 2014, Belo Horizonte. Anais [...] Belo Horizonte: UFMG, 2014. Disponível em:http://repositorios.questoesemrede.uff.br/repositorios/handle/123456789/3089?show=full. Acesso em: 02 ago. 2018.

SPUDEIT, D. Programas para desenvolvimento de competências informacionais: implementação, metodologias e avaliação. In: ALVES, F. M. M.; CORRÊA, E. C. D.; LUCAS, E. R. (Org.). Competência em informação: políticas públicas, teoria e prática. Salvador: EDUFBA, 2016.

STUBBINGS, R.; FRANKLIN, G. Does advocacy help to embed information literacy into the curriculum? A case study. Innovation in Teaching and Learning in Information and Computer Sciences, v. 5, n. 1, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.11120/ital.2006.05010004. Acesso em:02 ago. 2018.

VARELA, A. V.; BARBOSA, M. L. A.; FARIAS, M. G. G. Saberes e competências na formação do bibliotecário: construindo um perfil profissional baseado na interação, sensibilidade e autonomia. In: ALVES, F. M. M.; CORRÊA, E. C. D.; LUCAS, E. R. de O. (Org). Competência em informação: políticas públicas, teoria e prática. Salvador: EDUFBA, 2016.

VITORINO, E. V. Uma matriz para o desenvolvimento da competência em informação, sob o foco das dimensões técnica, estética, ética e política e a partir dos cenários de Brasil, Portugal e Espanha. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, João Pessoa, v. 9, n. 2, 2016.

Publicado

2019-05-31

Cómo citar

MIRANDA, Ana Maria Mendes; ALCARÁ, Adriana Rosecler. A competência em informação nos currículos de Biblioteconomia do sul do Brasil. Encontros Bibli: revista electrónica de bibliotecología y ciencias de la información., [S. l.], v. 24, n. 55, p. 1–23, 2019. DOI: 10.5007/1518-2924.2019.e58479. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2019.e58479. Acesso em: 8 nov. 2024.

Número

Sección

Artículos