Abordagem cultural da organização do conhecimento na ciência da informação brasileira
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2019.e65174Palabras clave:
Abordagem cultural, Organização do conhecimento, Produção científica, Brasil, BRAPCI, BDTDResumen
A organização do conhecimento é uma subárea da Ciência Informação que lida com a representação e classificação da informação para que ela se torne acessível para os usuários. Como campo de estudos incorpora as várias abordagens teóricas e epistemológicas que configuram a Ciência da Informação. Partindo dessas premissas, esta pesquisa tem como objetivo analisar a produção científica da Ciência da Informação brasileira sobre a abordagem cultural da organização do conhecimento. Do ponto de vista metodológico, este estudo é natureza exploratória e combina as abordagens qualitativa e quantitativa. A coleta de dados foi feita por meio de um levantamento bibliográfico na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI) e na Base de Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Os resultados da pesquisa indicam que a integração desta abordagem de pesquisa no domínio da organização do conhecimento ainda é incipiente, considerando o número reduzido registros recuperados em ambas as bases de dados. Como conclusão indica-se que é necessário que os estudos da organização do conhecimento incorporem esta abordagem, porque tem implicações positivas para a criação de esquemas contextualizados de classificação. Consideramos que esquemas que não atentam para esse aspecto têm o potencial de promover a exclusão e marginalização de grupos que se encontram fora do contexto mainstream.
Descargas
Citas
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2010.
BEAK, J.. Where is Childrens’ Voice in KO?. Knowledge Organization, v. 42, n. 5, p. 284-289, 2015.
BEGHTOL, Clare. A proposed ethical warrant for global knowledge representation and organization systems. Journal of Documentation, v. 58, n. 5, p. 507-532, 2002a.
BEGHTOL, Clare. Universal concepts, cultural warrant, and cultural hospitality. In Challenges in knowledge organization for 21st century: integration knowledge across boundaries. Proceedings of the seventh international ISKO conference, july 10-13, 2002b, Granada, Spain, 2002.
BOURDIEU, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Brasil, 1989.
BUFREN, L. S.; SILVA, H. F.; FABIAN, C. L. S.; SORRIBAS, T. V. Produção científica em Ciência da Informação: análise temática em artigos de revistas brasileiras. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 12, n. 1, p. 38-49, jan./abr. 2007.
GUIMARÃES, José A.C.; PINHO, Fábio Assis. Theoretical dialogs about ethical issues in knowledge organization: García Gutiérrez, Hudon, Bregtol and Olson. Knowledge Organization, v. 43, n. 5, p. 338-350.
HJØRLAND, B;ALBRECHTSEN,H. Toward a New Horizon in Information Science: Domain-Analysis. J Am Soc Inf Sci., v. 46, n. 6, p. 400–425, 1995.
HJØRLAND, Birger. Domain analysis in information science: eleven approaches-traditional as well as innovative. Journal of Documentation, v.58, n.4, p.422-462, 2002. Disponível em: <https://www.emeraldinsight.com/doi/abs/10.1108/00220410210431136>. Acesso em: 30 set. 2017.
HJØRLAND, Birger. Domain Analysis: A Socio‐Cognitive Orientation for Information Science Research. Bulletin of the American Society for Information Science and Technology, 2007. Disponível em: <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/bult.312>. Acesso em: 28 set. 2018.
HJØRLAND, Birger; ALBRECHTSEN, Hanne. Toward a new horizon in information science: domain analysis. Journal of the American Society for Information Science, v.46, p.400-25, 1995. Disponível em: <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/(SICI)1097-4571(199507)46:6%3C400::AID-ASI2%3E3.0.CO;2-Y>. Acesso em: 23 jun. 2018.
JACOB, Christian. Da ordem dos livros à carta dos saberes: utopias e inquietudes. In: BARATIN, Marc; JACOB, Christian. O poder das bibliotecas: a memória dos livros no Ocidente. Rio de Janeiro : UFRJ, 2001.
LEE, Wan-Chen. Culture and classification: an introduction to thinking about ethical issues of adopting global classification standards to local environments. Knowledge Organization, v. 45, n. 5, p. 302-307, 2015.
MAI, Jens-Erik. Marginalization and exclusion: Unraveling systemic bias in classification. Knowledge Organization, v. 43, n. 5, p. 324-330.
MILANI, Suellen Oliveira; VGUIMARÃES, José A. C. Biases of knowledge representation: an analysis of the feminine domain in Brazilian indexing languages. In: SMIRAGLIA, Richards (editor). Proceedings from North American Symposium on Knowledge Organization, v. 3, Toronto, Canada, p. 94-104.
MANHIQUE, Ilídio Lobato Ernesto; CASARIN, Helen de Castro Silva. Estrutura intelectual dos estudos da competência informacional na perspectiva fenomenográfica: uma análise por meio da citação e cocitação. Revista Ibero-americana de Ciência da Informação (RICI), v.11, n.3, p. 751-768, 2018.
OLSON, Hope. The power of name: locating the limits of subject representation in library. Boston/London: Kluwer Academic Publishers, 2002.
OLSON, Hope. The power of name: representation in library catalogs. Signs: Journal of women in culture and society, v. 26, p. 639-668.
SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, Maria del Pillar Baptista. Metodologia de la investigación. 5ª ed. México, MacGraw-Hill/Interamericana Editores, 2010.
WERSIG, Gernot; NEVELING, U. The phenomena of interest to Information Science. The information scientist, v.9, n.4, p.127-140, 1975.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Ilídio Lobato Ernesto Manhique, Helen de Castro Silva Casarin

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El autor debe garantizar:
que existe un consenso total de todos los coautores para aprobar la versión final del documento y su presentación para su publicación.
que su trabajo es original, y si se han utilizado el trabajo y / o las palabras de otras personas, estos se han reconocido correctamente.
El plagio en todas sus formas constituye un comportamiento editorial poco ético y es inaceptable. Encontros Bibli se reserva el derecho de utilizar software o cualquier otro método para detectar plagio.
Todas las presentaciones recibidas para su evaluación en la revista Encontros Bibli: revista electrónica de biblioteconomía y ciencias de la información pasan por la identificación del plagio y el auto-plagio. El plagio identificado en los manuscritos durante el proceso de evaluación dará como resultado la presentación de la presentación. En el caso de identificación de plagio en un manuscrito publicado en la revista, el Editor en Jefe llevará a cabo una investigación preliminar y, si es necesario, la retractará.
Esta revista, siguiendo las recomendaciones del movimiento de Acceso Abierto, proporciona su contenido en Acceso Abierto Completo. Por lo tanto, los autores conservan todos sus derechos, permitiendo a Encontros Bibli publicar sus artículos y ponerlos a disposición de toda la comunidad.
Los contenidos de Encontros Bibli están licenciados bajo Licencia Creative Commons 4.0.
Cualquier usuario tiene derecho a:
- Compartir: copiar, descargar, imprimir o redistribuir material en cualquier medio o formato
- Adaptar: mezclar, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso comercial.
De acuerdo con los siguientes términos:
- Atribución: debe otorgar el crédito apropiado, proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se han realizado cambios. Debe hacerlo bajo cualquier circunstancia razonable, pero de ninguna manera sugeriría que el licenciante lo respalde a usted o su uso.
- Sin restricciones adicionales: no puede aplicar términos legales o medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otros de hacer cualquier cosa que permita la licencia.