Linguística Documental Espanhola no Brasil: uma leitura crítica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2020.e65397

Palabras clave:

Documentação, Linguística, Linguística Documental, Ciência da Informação Brasileira

Resumen

Objetivo: Analisar as contribuições da linguística documental via García Gutiérrez para os estudos da linguística documental desenvolvidos no Brasil. Pretende identificar as aproximações entre o contexto espanhol e o brasileiro, destacando os possíveis subsídios das perspectivas traçadas no âmbito da Ciência da Informação Brasileira.

Método: Orienta-se pelo levantamento da produção bibliográfica em anais e bases de dados nacionais (Enancibs e Brapci) e internacionais (ISKO Espanha/Porto e Dialnet) com o intuito de identificar os autores da linguística documental. Destaca, do lado espanhol, as contribuições de García Gutiérrez e, do lado brasileiro, a proposta que tem sido desenvolvida por Lara, entre os autores que manifestam a visão brasileira desse intento disciplinar.

Resultado: A documentação, no âmbito espanhol ou da Ciência da Informação brasileira, tem a função de sistematizar as informações de determinada áera do conhecimento. Os problemas documentais aproximam-se da linguística com a intenção de constituir uma teoria documental, todavia com a autonomia do seu objeto de investigação. A linguística documental é apresentada como uma disciplina formada a partir do diálogo da documentação com a linguística.

Conclusões: Notamos uma inclinação para algumas perspectivas das vertentes francesas e inglesas, embora consideramos que os poucos pesquisadores brasileiros se esforçam para fazer uso de teorias e conceitos de acordo com suas realidades a fim de superá-las. O fato é que o termo utilizado para analisar os processos documentais é “análise documental”, terminologia que comprova a carência de estudos da linguística documental na Ciência da Informação brasileira.

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Biografía del autor/a

Carlos Cândido de Almeida, Departamento de Ciência da Informação-UNESP, Campus de Marília, SP.

Docente do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista, campus de Marília, com atuação nos cursos de Graduação em Arquivologia e Biblioteconomia e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - UNESP. Pós-Doutorado em Biblioteconomía y Documentación pela Universidad de Zaragoza, Espanha. Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina. Tem interesse nas áreas: Epistemologia da Ciência da Informação, Semiótica, Comunicação, Organização da Informação, Organização do Conhecimento e Mediação.

Mona Cleide Quirino da Silva Farias, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- Campus Marília

Doutorado em Ciência da Informação, Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquista Filho- Campus Marília. Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Alagoas. Membro do Grupo de Pesquisa Fundamentos Teóricos da Informação - FTI na UNESP, Campos de Marília, SP. Interesse nas áreas da Semiótica, Mediação, Comunicação e Organização do Conhecimento.

Ilana Lopes Matias, Graduanda em Biblioteconomia- UNESP, campus Marília-SP.

Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Campus Marília. Possui experiência em Semiótica na Documentação Espanhola, sob orientação do Prof. Dr. Carlos Cândido de Almeida. Possui interesse de pesquisa nos seguintes temas: Semiótica, Comunicação, Epistemologia da Ciência da Informação, Mediação da Informação, Teoria da Ação Cultural, Análise de Imagem, Organização do Conhecimento.

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Publicado

2020-01-03

Cómo citar

ALMEIDA, Carlos Cândido de; FARIAS, Mona Cleide Quirino da Silva; MATIAS, Ilana Lopes. Linguística Documental Espanhola no Brasil: uma leitura crítica. Encontros Bibli: revista electrónica de bibliotecología y ciencias de la información., [S. l.], v. 25, p. 01–19, 2020. DOI: 10.5007/1518-2924.2020.e65397. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2020.e65397. Acesso em: 9 nov. 2024.