Avaliação de desempenho e tomada de decisão em bibliotecas universitárias
Resumen
A finalidade de utilizar indicadores de desempenho nas bibliotecas universitárias brasileiras é prover informações para a tomada de decisão e assim promover qualidade no sistema educacional. Este trabalho analisou os indicadores de desempenho utilizados na gestão das bibliotecas universitárias, para isso caracterizou os modelos de avaliação de desempenho utilizados pelas bibliotecas universitárias, identificando os indicadores de desempenho, como estes contribuem no processo de tomada de decisão e caracterizando esse processo de tomada de decisão em bibliotecas universitárias com base nos indicadores. Na pesquisa, analisaram-se os indicadores de desempenho para avaliação de bibliotecas universitárias com base na norma ISO 11620 (2008) Information and documentation – Library performance indicators, a qual é subdividida nas categorias: recursos, acesso e infraestrutura; uso; eficiência; e, potencialidades e desenvolvimento, compostas por quarenta e quatro indicadores. Para isso, foram identificados e caracterizados os indicadores de desempenho utilizados nas bibliotecas universitárias de 353 instituições de ensino superior brasileiras. Em um segundo momento, verificou-se a relevância dos indicadores de desempenho com os gestores/coordenadores de 78 bibliotecas universitárias brasileiras. A partir da análise dos dados coletados, evidenciou-se que os indicadores possuem relevância para a tomada de decisão, uma vez que mais da metade dos indicadores apresentados foram considerados relevantes para a tomada de decisão, no entanto constatou-se uma discrepância entre o uso e a relevância dos indicadores de desempenho para tomada de decisão. Constatou-se, também, que o conjunto de indicadores aplicados às bibliotecas universitárias são em geral os mesmos impetrados pela avaliação do Ministério da Educação, realizado por meio do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior. Identificaram-se discrepâncias entre o uso dos indicadores relacionados, concluindo-se que indicadores com o mesmo objetivo em determinados momentos são aplicados em outros não o são. Por fim, conclui-se que uma adequada gestão dos indicadores de desempenho e a aplicação no processo de decisório promove a qualidade dos produtos oferecidos, e, por conseguinte a qualidade do ensino das instituições de ensino superior.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
El autor debe garantizar:
que existe un consenso total de todos los coautores para aprobar la versión final del documento y su presentación para su publicación.
que su trabajo es original, y si se han utilizado el trabajo y / o las palabras de otras personas, estos se han reconocido correctamente.
El plagio en todas sus formas constituye un comportamiento editorial poco ético y es inaceptable. Encontros Bibli se reserva el derecho de utilizar software o cualquier otro método para detectar plagio.
Todas las presentaciones recibidas para su evaluación en la revista Encontros Bibli: revista electrónica de biblioteconomía y ciencias de la información pasan por la identificación del plagio y el auto-plagio. El plagio identificado en los manuscritos durante el proceso de evaluación dará como resultado la presentación de la presentación. En el caso de identificación de plagio en un manuscrito publicado en la revista, el Editor en Jefe llevará a cabo una investigación preliminar y, si es necesario, la retractará.
Esta revista, siguiendo las recomendaciones del movimiento de Acceso Abierto, proporciona su contenido en Acceso Abierto Completo. Por lo tanto, los autores conservan todos sus derechos, permitiendo a Encontros Bibli publicar sus artículos y ponerlos a disposición de toda la comunidad.
Los contenidos de Encontros Bibli están licenciados bajo Licencia Creative Commons 4.0.

Cualquier usuario tiene derecho a:
- Compartir: copiar, descargar, imprimir o redistribuir material en cualquier medio o formato
- Adaptar: mezclar, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso comercial.
De acuerdo con los siguientes términos:
- Atribución: debe otorgar el crédito apropiado, proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se han realizado cambios. Debe hacerlo bajo cualquier circunstancia razonable, pero de ninguna manera sugeriría que el licenciante lo respalde a usted o su uso.
- Sin restricciones adicionales: no puede aplicar términos legales o medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otros de hacer cualquier cosa que permita la licencia.

















