Os serviços educativos da biblioteca pública Benedito Leite e a memória de São Luís (MA): análise da percepção dos usuários

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.76783

Palabras clave:

Memória, Serviços Educativos, Biblioteca Pública Benedito Leite, Patrimônio cultural de São Luís

Resumen

Objetivo: Descrever e analisar a percepção dos diferentes participantes dos serviços educativos da Biblioteca Pública Benedito Leite voltados para a preservação da memória.

Método: Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo, de abordagem quantitativa e qualitativa, que fez uso de observação sistemática com diário de bordo e questionários mistos aplicados junto a 62 (sessenta e dois) usuários que participaram dos serviços educativos desenvolvidos pela Biblioteca Pública Benedito Leite entre os meses de agosto e setembro de 2019.

Resultado: Os usuários e visitantes explicitam uma série de fatos cuja Benedito Leite os fazem rememorar. Evidenciam em suas falas a relação que a Benedito Leite estabelece com sua história, aos marcos sociais, bem como as circunstâncias desses acontecimentos. Pontua-se que por mais distintos que sejam os perfis dos usuários e visitantes da Benedito Leite, suas falas convergem quanto a importância da instituição para a preservação da história, da memória, do patrimônio material e imaterial. Reforça-se que os visitantes e usuários da Benedito Leite reforçam a contribuição da instituição ao destacarem em suas falas aspectos como cultura, conhecimento, história, patrimônio, memória, preservação e conservação. Afirma-se que a Benedito Leite, por meio de seus serviços educativos, sensibiliza seus visitantes e usuários quanto a necessidade de estes se apropriarem dos patrimônios que são seus por direito.

Conclusões: A Benedito Leite, ao mediar e difundir o patrimônio cultural por meio de seus produtos e serviços educativos, possibilita a reconstrução da memória dos participantes dos serviços educativos e a criação de laços, explicitados pelos contornos simbólicos e afetivos entre seus visitantes, usuários e profissionais.

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Biografía del autor/a

Maurício José Morais Costa, Centro Universitário UNDB

Mestre em Cultura e Sociedade. Bacharel em Biblioteconomia. Especializando em Design Instrucional pelo Centro Universitário Senac São Paulo. Docente do Centro Universitário Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Tecnologias Digitais na Educação (GEP-TDE), do Grupo de Estudo e Pesquisas em Patrimônio Cultural e do Grupo de Estudos (GEPPaC) e Pesquisas na Análise de Materiais Publicados, de Divulgação da Ciência, em Mídia Digital ou Impressa (GEP-DCMIDI).

Kláutenys Dellene Guedes Cutrim, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)Mestra em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e. É professora do Departamento de Turismo e Hotelaria da UFMA e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCULT/UFMA).

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Publicado

2021-10-08

Cómo citar

COSTA, Maurício José Morais; CUTRIM, Kláutenys Dellene Guedes. Os serviços educativos da biblioteca pública Benedito Leite e a memória de São Luís (MA): análise da percepção dos usuários. Encontros Bibli: revista electrónica de bibliotecología y ciencias de la información., [S. l.], v. 26, p. 1–21, 2021. DOI: 10.5007/1518-2924.2021.76783. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/76783. Acesso em: 9 nov. 2024.