Objetos de fronteira: um diálogo entre a ciência da informação e a ciência de dados
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e77247Palabras clave:
Objetos de fronteira, Assistentes virtuais, Inteligência artificial, Aprendizado de máquinaResumen
Objetivo: A tecnologia mediadora envolvida nas comunicações possibilitou um significativo incremento da quantidade de interações entre produtores e consumidores de informação, produtos ou serviços. Neste artigo, será apresentada uma proposta para a organização da informação necessária no desenvolvimento de artefatos utilizados na mediação e conhecidos como assistentes virtuais (Chatbots). Esses canais integradores de comunicação serão conceituados como objetos de fronteira e a sua prototipação como atividade sugerida aos profissionais da Ciência da Informação em busca de uma sinergia cada vez maior com a Ciência de Dados.
Método: O artigo se baseia em uma metodologia de natureza exploratória e aplicada com a utilização de um “Estudo de Caso” orientado por uma profunda revisão bibliográfica da teoria dos objetos de fronteira e do estudo das plataformas de inteligência artificial utilizadas para desenvolvimento de chatbots, investigando as ações, métodos e ferramentas para organização da informação.
Resultados: É apresentada uma proposta de método para a organização da informação baseada em uma taxonomia específica para o domínio das interações estabelecidas entre o poder público e os cidadãos. Nesse contexto é estabelecido um conjunto de intenções, entidades e diálogos informacionais que podem justamente prover a habilidade necessária para prototipação do assistente virtual.
Conclusões: Os objetos de fronteira se constituem como uma alternativa apropriada para mediação das práticas sociais utilizadas por diversos tipos de comunidades que precisem trocar informações de forma estruturada. Por meio de uma base de conhecimento previamente modelada na forma de intenções, entidades e diálogos, as necessidades informacionais de diferentes comunidades passam a ser atendidas com a consequente abertura de um campo excepcional para atuação do profissional da Ciência da Informação.
Descargas
Citas
ARAUJO, C. A. Á. Paradigma social nos estudos de usuários da informação: abordagem interacionista. Informação & Sociedade, v.22, n.1, p. 145-159, jan./abr. 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/9896/7372. Acesso em: 12 set. 2020.
ARAÚJO JÚNIOR, R. H. de; SOUSA, R. T. de. Estudo do ecossistema de big data para conciliação das demandas de acesso, por meio da representação e organização da informação. Ciência da Informação, v.45 n.3, p.187-198, set./dez. 2016. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/4057/3575. Acesso em: 11 set. 2020.
BOELL, S. K. Information: fundamental positions and their implications for information systems research, education and practice. Information and Organization, v. 27, p. 1-16, 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/311691530_Information_Fundamental_positions_and_their_implications_for_information_systems_research_education_and_practice. Acesso em: 08 set. 2020.
BOURDIEU, P. Esboço de uma teoria da prática: procedido de três estudos sobre etnologia cabila. Oeiras: Celta, 2002.
CAMPOS, L. M. Classificação de objetos de fronteira na organização do conhecimento e o papel das ontologias. Liinc em Revista, v. 14, n. 2, p. 475-490, 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/336597898_Classificacao_de_objetos_de_fronteira_na_organizacao_do_conhecimento_e_o_papel_das_ontologias_Classification_of_frontier_objects_in_the_knowledge_organization_and_the_role_of_ontologies. Acesso em: 12 set. 2020.
FIGUEIREDO, R; LAMOUNIER, B. As cidades que dão certo: experiências inovadoras na administração pública brasileira. Brasília: MH Comunicação, Brasília, 1996.
GIFFINGER, R., HANDLMAIER, G., KRAMAR, H. The role of rankings in growing city competition. Urban Research & Practice, v. 3, n. 3, 299-312, 2010.
HUVILA, I.; ANDERSON, T. D.; JANSEN, E. H.; McKENZIE, P; WORALL, A. Boundary objects in information science. ASIS&T, v. 0, p. 00-00, 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/308349484_Boundary_objects_in_information_science. Acesso em: 11 set. 2020.
KAMP, I. V.; LEIDELMEIJER, K.; MARSMAN, G.; HOLLANDER, A de. Urban environmental quality and human well-being: towards a conceptual framework and demarcation of concepts; a literature study. Landscape and Urban Planning, v. 65, p. 5-18, 2003. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Kees_Leidelmeijer/publication/222219378_Urban_environmental_quality_and_human_well-being_Towards_a_conceptual_framework_and_demarcation_of_concepts_a_literature_study/links/59da360e0f7e9b12b36d831f/Urban-environmental-quality-and-human-well-being-Towards-a-conceptual-framework-and-demarcation-of-concepts-a-literature-study.pdf. Acesso em 12 set. 2020.
LATOUR, B. Como terminar uma tese de sociologia: pequeno diálogo entre um aluno e seu professor (um tanto socrático). Cadernos de Campo, v. 15, n.14-15, 339-352, 2006. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/cadernosdecampo/article/view/50121/54239. Acesso em: 11 set. 2020.
McKENZIE, P. J. A model of information practices in accounts of everyday-life information seeking. Journal of Documentation, v. 59, n. 1, p. 19-40, 2003. Disponível em: http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.464.2799&rep=rep1&type=pdf. Acesso em: 12 set. 2020.
O’BRIEN, J. A. Introduction to information systems: essentials for the international e-business enterprise. New York: McGraw-Hill/Irwin, 2001.
SAVOLAINEN, R. Information behavior and information practice: reviewing the "Umbrella Concepts" of information-seeking studies. Library Quarterly, v. 77 n. 2, p. 109-132, 2007. Disponível em: https://www.journals.uchicago.edu/doi/full/10.1086/517840. Acesso em: 12 nov. 2020.
SOUSA, R. T. B. de; ARAÚJO JÚNIOR, R. H. de. A classificação e a taxonomia como instrumentos efetivos para a recuperação da informação arquivística. Ciência da Informação, v. 41 n. 1, p.148-160 jan./abr., 2013. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1400/1578. Acesso em: 11 set. 2020.
SOUSA, R. T. B. de; ARAÚJO JÚNIOR, R. H. de. A indexação e criação de taxonomias para documentos de arquivo: proposta para a expansão do acesso e integração das fontes de informação. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, v. 11, n 4, p. 47-56, 2017. Disponível em: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/bjis/article/view/7508/4788. Acesso em: 12 set. 2020.
STAR, S. L.; GRIESEMER, J. R. Institutional ecology, ‘translations' and boundary objects: amateurs and professionals in Berkeley's Museum of Vertebrate Zoology, 1907-39. Social Studies of Science, v. 19, n. 3, p. 387-420, 1989. Disponível em: http://lchc.ucsd.edu/MCA/Mail/xmcamail.2012_09.dir/pdfuaCxVBhVe5.pdf. Acesso em 12 set. 2020.
WERSIG, G., NEVELlNG, U. The phenomena of interest to information science. Information Scientist, v. 9, p. 127-140, 1975. Disponível em: https://sigir.org/files/museum/pub-13/18.pdf. Acesso em: 11 set. 2020.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Luiz Lourenço de Mello Filho
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El autor debe garantizar:
que existe un consenso total de todos los coautores para aprobar la versión final del documento y su presentación para su publicación.
que su trabajo es original, y si se han utilizado el trabajo y / o las palabras de otras personas, estos se han reconocido correctamente.
El plagio en todas sus formas constituye un comportamiento editorial poco ético y es inaceptable. Encontros Bibli se reserva el derecho de utilizar software o cualquier otro método para detectar plagio.
Todas las presentaciones recibidas para su evaluación en la revista Encontros Bibli: revista electrónica de biblioteconomía y ciencias de la información pasan por la identificación del plagio y el auto-plagio. El plagio identificado en los manuscritos durante el proceso de evaluación dará como resultado la presentación de la presentación. En el caso de identificación de plagio en un manuscrito publicado en la revista, el Editor en Jefe llevará a cabo una investigación preliminar y, si es necesario, la retractará.
Esta revista, siguiendo las recomendaciones del movimiento de Acceso Abierto, proporciona su contenido en Acceso Abierto Completo. Por lo tanto, los autores conservan todos sus derechos, permitiendo a Encontros Bibli publicar sus artículos y ponerlos a disposición de toda la comunidad.
Los contenidos de Encontros Bibli están licenciados bajo Licencia Creative Commons 4.0.
Cualquier usuario tiene derecho a:
- Compartir: copiar, descargar, imprimir o redistribuir material en cualquier medio o formato
- Adaptar: mezclar, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso comercial.
De acuerdo con los siguientes términos:
- Atribución: debe otorgar el crédito apropiado, proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se han realizado cambios. Debe hacerlo bajo cualquier circunstancia razonable, pero de ninguna manera sugeriría que el licenciante lo respalde a usted o su uso.
- Sin restricciones adicionales: no puede aplicar términos legales o medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otros de hacer cualquier cosa que permita la licencia.