Editorial n. 8, 1999
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.1999v4n8piResumo
Encontros Bibli cresce e se diversifica. A partir deste número criamos uma nova seção intitulada "Contribuições de estudantes" com o objetivo de estimular a produção dos alunos. Neste número apresentamos a contribuição de um grupo de estudantes da disciplina Informação Aplicada à Biblioteconomia da primeira fase do Curso de Biblioteconomia. Este grupo fez uma reflexão sobre a sociedade da informação. Aguardamos novas contribuições para os próximos números. As mudanças que estão ocorrendo atualmente, impulsionadas pelo avanço vertiginoso das tecnologias, afetam todas as profissões e de forma especial as profissões da informação. Em função destas transformações e da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, as escolas de Biblioteconomia e Ciência da Informação do nosso país estão revendo seus currículos. Esta problemática está levando vários professores do Departamento de Ciência da Informação da UFSC a refletir sobre este assunto. O trabalho de Souza e Rasche aborda a produção da literatura da área; Bohn faz uma reflexão sobre a sua experiência no ensino da disciplina de Controle dos Registros do Conhecimento; Vieira da Cunha estabelece uma comparação da formação em Ciência da Informação no Canadá, França, Dinamarca e Brasil. Além disso, contamos com uma contribuição de Garcez, Fachin e Tobal que fazem uma avaliação de escritórios virtuais, destacando a utilização da Internet como prestadora de serviços. A Comissão Editorial Editora Profª. Dra. Miriam Vieira da CunhaDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.