A pesquisa de conteúdos na web: co-partilhando idéias entre a ciência da informação e a educação

Autores

  • Maria Auxiliadora Padilha Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - PE

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2009v14n28p115

Palavras-chave:

Pesquisa de conteúdos na web, Tecnologias da Informação e Comunicação, Construção do Conhecimento

Resumo

 

Este artigo traz um debate sobre a pesquisa de conteúdos entre a Ciência da Informação e a Educação, no contexto de uma sociedade marcada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação, principalmente a internet, e que estão cada vez mais integrando os artefatos tecnológicos do ambiente escolar. Nesse sentido, este trabalho apresenta uma proposta metodológica de pesquisa de conteúdos na web, que pode ser utilizada no Ensino Fundamental, Médio e Superior, respeitando os contextos e limites de cada nível de ensino. A proposta ora apresentada compreende habilidades que precisam ser mobilizadas pelos alunos, no processo de pesquisa, e princípios que devem reger a pesquisa numa perspectiva de educação baseada na construção do conhecimento em detrimento do simples acúmulo de informações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Auxiliadora Padilha, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - PE

Professora Adjunto para atividades de educação a distância do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, da UFPE.

Membro do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE.

Downloads

Publicado

2009-10-22

Como Citar

PADILHA, Maria Auxiliadora. A pesquisa de conteúdos na web: co-partilhando idéias entre a ciência da informação e a educação. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 14, n. 28, p. 115–134, 2009. DOI: 10.5007/1518-2924.2009v14n28p115. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2009v14n28p115. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos