Mapeamento de competências e perfil dos bibliotecários que atuam na educação profissional e tecnológica de Goiás
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2015v20n44p43Palavras-chave:
Competência do Profissional da Informação, Competência Profissional, Mapeamento de Competências, Perfil Profissional, Profissional Bibliotecário, Profissional da InformaçãoResumo
Este artigo apresenta resultados de pesquisa de Mestrado em Ciência da Informação e trata da identificação do perfil e das competências necessárias ao bibliotecário que atua na área de educação profissional e tecnológica. Utilizou-se, para a coleta de dados, o método quanti-qualitativo, aplicado através questionário estruturado. A amostra foi composta por doze bibliotecários que atuam no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. O estudo traz abordagens sobre o perfil do bibliotecário contemporâneo, competência e competência do profissional da informação e constata, após a análise dos dados, que o perfil do bibliotecário e as competências que os mesmos julgam necessárias ao exercício de suas atividades estão em conformidade com o perfil e competências destacados na literatura pesquisada.
Downloads
Referências
BELLUZZO, Regina Célia Baptista. As competências do profissional da informação nas organizações contemporâneas. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, Nova Série, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 58-73, jan./jun. 2011.
BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Classificação Brasileira de Ocupações, 2002. Disponível em: < http://www.mtecbo.gov.br/busca.asp>. Acesso em: 25 abr. 2013.
BERTO, R. M. V. S.; PLONSKI, G. A. Gestão do conhecimento e as novas competências dos profissionais da informação. In: WORKSHOP BRASILEIRO DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA E GESTÃO DO CONHECIMENTO, 1., 1999, Rio de Janeiro. Anais...Rio de Janeiro, [s. n.], 1999. 1 CD-ROM.
CASTRO FILHO, C. M. de. et al. Os campos de atuação dos profissionais bibliotecários no município de Ribeirão Preto. In: ENANCIB: POLÍTICAS DE INFORMAÇÃO PARA A SOCIEDADE, 12., 2011, Brasília. Anais... Brasília: UNB, 2011.
CRUZ, C. H. C. C. Competências e habilidades: da proposta à prática. 4 ed. Brasília: Ed. Loyola. 2005. v.2.
DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
FERREIRA, Maria Mary. O profissional da informação no mundo do trabalho e as relações de gênero. Transinformação, Campinas, v.15, n.2, p. 189-201, maio./ago. 2003.
GERHARDT, Tatiana Engel. A construção da pesquisa. In: GERHARDT, T. E. (Org.); SILVEIRA, D. T. (Org.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
GUIMARÃES, J. A. C. Moderno profissional da informação: elementos para sua formação no Brasil. Transinformação, v.9, n.1, p.124-137, 1997.
INVERNIZZI, Noela. Teoria da competência: categorias analíticas e ideologia na compreensão dos novos processos de trabalho. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, n. 9, jul./dez. 2001. p. 115-131.
LE BOTERF, Guy. Desenvolvendo a competência dos profissionais. 3. ed. rev e ampl. Porto Alegre: Artmed, 2003.
MASON, R. O. What is an information professional? Journalofeducation for libraryandinformationscience, v. 31, n. 2, p.122-138, 1990. Disponível em: <http://www.jstor.org/pss/40323396>. Acesso em: 09 nov. 2013.
PORCELI, Erika. Continuidade e descontinuidade entre as noções de competência e qualificação profissional. Trabalho & Educação, v. 12, n. 2, jul./dez 2003. p. 129-144.
MIRANDA, S. Como as necessidades de informação podem se relacionar com as competências informacionais. Ciência da Informação, Brasília, v.35, n.3, p. 99-114, set/dez. 2006. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/ci/v35n3/v35n3a10.pdf>. Acesso em: 15 nov. 2013.
NEVES, Elisabete da Cruz Neves. Novo perfil do profissional da informação. Campinas: Universidade Católica de Campinas, 2000. Disponível em: <http://dici.ibict.br/archive/00000716/>. Acesso em: 19 set. 2013.
SMIT, Johanna W. A disponibilização da informação institucionalizada: condicionantes e perspectivas. São Paulo: Cadernos FUNDAP, 1998.
SILVEIRA, D. T.; CÓRDONA, F. P. A pesquisa científica. In: GERHARDT, T. E. (Org.); SILVEIRA, D. T. (Org.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
TEIXEIRA FILHO, Jayme. Profissionais da informação. Insight Informal, n. 12, ago 1998. Disponível em: <http://www.insightinformal.com.br.>. Acesso em: 28 set. 2013.
ZARIFIAN, Philippe. O modelo da competência: trajetória histórica, desafios atuais e propostas. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Cecília Morena Maria da Silva, Ana Carolina Cintra Faria, Sofia Galvão Baptista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.