Etiquetagem em primeira audição: uma análise das práticas de etiquetagem social em um sistema de recomendação de música
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2015v20nesp1p33Palavras-chave:
Etiquetagem social, tag, indexação de música, sistemas de recomendação de músicaResumo
A etiquetagem social (social tagging) tornou-se uma forma muito comum de indexar diferentes tipos de recursos na web. Menos predominante na música do que em outros domínios, a etiquetagem social é utilizada em um popular sistema de recomendação, Last.fm. Embora o número de publicações sobre atribuição de tags (etiquetas) e folksonomia tenha explodido nos últimos anos, a atribuição de tags à música permanece pouco estudada. Neste artigo, apresentamos um estudo das práticas de atribuição de tags dos usuários do Last.fm. Examinamos a etiquetagem social de músicas durante os primeiros três meses após sua liberação. Nossa análise mostra que a liberação de uma música desencadeia uma explosão nas atividades de atribuição de tags que dura duas semanas, depois essa atividade diminui de forma acentuada e, então, permanece razoavelmente constante nas próximas 10 semanas. Também verificamos que a maioria das músicas não recebem tags durante a primeira semana e que a atribuição de tags foi positivamente relacionada à popularidade. Finalmente, constatamos que as tags que são frequentemente aplicadas a determinada música são mais relacionadas ao gênero, são menores em extensão e relativamente mais objetivas do que tags que tenham sido aplicadas uma única vez.
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