A Métrica Servqual na Avaliação da Satisfação dos Usuários da Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina

Autores

  • Rudimar Antunes da Rocha Universidade Federal de Santa Catarina
  • Andrea Aparecida Silva Ministério Público de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2016v21n45p35

Palavras-chave:

Métrica Servqual, Satisfação dos serviços, BC-UFSC, Usuários clientes

Resumo

O artigo trata da satisfação dos alunos da UFSC, avaliada pela Métrica Servqual, sobre os serviços oferecidos pela Biblioteca Central (BC-UFSC) - Campus Trindade – Florianópolis (Brasil). Da população de 31.436 matriculados em 2013 (PROPLAN/UFSC, 2013), obteve-se a amostra de 381 alunos. Utilizou-se o questionário Estilo Likert e o tipo de estudo probabilístico-sistemático. A coleta foi de 1º até 16 de abril de 2013 e o tratamento pelo SPSS®. Os resultados revelaram insatisfação dos entrevistados sobre os serviços da BC-UFSC, principalmente em relação: a segurança no campus, as vagas de estacionamento, a higienização dos banheiros e o excesso de ruído na BC-UFSC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rudimar Antunes da Rocha, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Ph.D., Associado IV, do Departamento de Administração, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pós-Doutorado em Administração pela Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho (EEG-U. Minho – Pt - 2013-2014 - Braga/Portugal - Bolsa Estágio Sênior CAPES). Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEP-UFSC-2000 - Bolsa CAPES), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (CPGA-UFSC-1992 - Bolsa CNPq/CAPES) e Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-1982). Leciona e orienta mestrando e doutorandos no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm/UFSC), Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária (PPGAU/UFSC) e Graduação no Curso de Administração (CAD-UFSC). Linha de pesquisa: Marketing, Estratégia Empresarial, Acreditação Hospitalar e Universitária. Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Inteligência Competitiva Organizacional em Marketing e Logística (NICO), registrado na UFSC e CNPq.

Andrea Aparecida Silva, Ministério Público de Santa Catarina

Analista em Biblioteconomia do Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC). Mestra em Administração Universitária pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2013). Especialista em Gestão de Unidades de Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2010). Possui graduação em Biblioteconomia Habilitação Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2007) e graduação em Gestão do Turismo pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL (2003).

Referências

BARBETTA, P. A.. Estatística aplicada às ciências sociais. Florianópolis, SC: UFSC, 2010.

BARCELOS, M. E. A. S.; GOMES, M. L. B. M.. Preparando sua biblioteca para avaliação do MEC. Disponível em: <http://repositorio.cfb.org.br/bitstream/123456789/495/1/PREPARANDO%20SUA%20BIBLIOTECA%20PARA%20AVALIA%C3%87%C3%83O%20DO%20MEC.pdf>. Acesso em: 07 de maio 2013.

BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (BU/UFSC). Dados gerais da BU UFSC 2012. Disponível em: <http://portalbu.ufsc.br/files/2013/02/Informacoes_gerais_BC_estrutura-fisica_acervo_-com_dados_-20121.pdf>. Acesso em: 20 dez. 2012.

CERVO, A. L.. Metodologia científica. São Paulo: Maknon Books, 1996.

CHAO, H.. The development and testing criteria for assessing the quality of academic libraries on the Web. Unpublished Ph.D. dissertation, SUNY at Buffalo, 2001

COOK, C.. A mixed-methods approach to the identification and measurement of academic library service quality constructs: LibQUAL+TM (Doctoral dissertation, Texas A&M University, 2001). Dissertation Abstracts International, 62, 2295A. (University Microfilms No.AAT3020024), 2001.

COPERVE UFSC. Distribuição dos candidatos inscritos e classificados por faixa etária. Disponível em: <http://www.vestibular2011.ufsc.br/relatorio/vestcan12_classificados.html>. Acesso em 11 jun. 2013.

CORRÊA, H. L.; CAON, M.. Gestão de serviços: lucratividade por meio de operações e de satisfação dos clientes. São Paulo: Atlas, 2006.

COSTA NETO, P. L. O.. Estatística. São Paulo: Blücher, 2002.

COTIDIANO UFSC. Campanha pretende acabar com estacionamentos irregulares na UFSC. Disponível em: <http://cotidiano.sites.ufsc.br/239/>. Acesso em 07 de maio de 2013.

FITZSIMMONS, J. A.; FITZSIMMONS, M. J.. Administração de serviços: operações, estratégia e tecnologia de informação. Porto Alegre: Bookman, 2005.

GIANESI, I. G. N.; CORRÊA, H. L.. Administração estratégica de serviços: operações para a satisfação do cliente. São Paulo: Atlas, 2007.

GIL, A. C.. Projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1996.

GODOY, A. S.. Introdução à Pesquisa Qualitativa e suas Possibilidades. Revista de administração de empresas, São Paulo, v.35, n. 2, mar./abr. 1995.

GRÖNROOS, C.. Marketing: gerenciamento e serviços. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

LAS CASAS, A. L.. Marketing de serviços. São Paulo: Atlas, 1991.

LOVELOCK, C.; WRIGHT, L.. Marketing de serviços: pessoas, tecnologia e resultados. São Paulo: Pearson Preatice Hall, 2006.

NASCIMENTO, R. B.; TROMPIERI FILHO, N.; BARROS, F. G. F.. Avaliação da qualidade dos serviços prestados nas unidades de informação universitárias. Transinformação, Campinas, v. 17, n. 3, p. 235-251, set./dez. 2005.

OLIVEIRA, R. C. C. C.. Avaliação da qualidade no terminal de contentores do Porto de leixões. 2010. Disponível em: <http://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/56167/2/Tese%20Mestrado%20Gestao%20Comercial%20%20Ricardo%20Oliveira.pdf>. Acesso em: 04 jan. 2013.

PARASURAMAN, A.; ZEITHAML,V. A.; BERRY, L. L. A conceptual model of service quality and its implications for future research. Journal of marketing, New York, v 49, p.41-50, 1985.

______. SERVQUAL: a multiple-item scale for Measuring customer perceptions of service quality. Journal of Retailing, New York, v. 64, p. 12-40, 1988.

PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (PROPLAN/UFSC). UFSC em números: 2007 a 2011. Disponível em: <http://seplan.paginas.ufsc.br/files/2012/10/PROPLAN.pdf>. Acesso em: 02 janeiro de 2013.

SALOMI, G. G. E.; MIGUEL, P. A. C.; ABACKERLI, A. J.. SERVQUAL x SERVPERF: comparação entre instrumentos para avaliação da qualidade de serviços internos. Gestão & Produção, v. 12, n. 2, maio/ago., 2005.

SCHMENNER, R. W.. Administração de operações em serviços. São Paulo: Futura, 1999.

SHOEB, Z. H.. Identifying service superiority, zone of tolerance and underlying dimensions: Service quality attributes in a private university library of Bangladesh. Library Review, v. 60, n. 4, 2011. Disponível em: <http://www.emeraldinsight.com/journals.htm?%20articleid=1907438&show=abstract>. Acesso em: 10 maio de 2013.

SLACK, N.; CHAMBERS, S.; HARLAND, C.; HARRISON, A., JOHNSTOR, R. Administração da produção. São Paulo: Atlas, 1997. 726 p.

TRIVINÕS, A. N. S.. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1997.

TSCHOHL, J.; FRANZMEIER, S.. Satisfação do cliente: como alcançar a excelência através do serviço ao cliente. São Paulo: Makron Books, 1996.

VAVRA, T. G.. Marketing de Relacionamento: after marketing. São Paulo: Atlas, 1993.

VERGUEIRO, W.. Gestão da qualidade em bibliotecas públicas: o difícil caminho para as instituições brasileiras. São Paulo: APB, 1995. (Ensaios APB, n. 25).

YIN, R. K.. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005.

ZEITHALM, V. A.; BITNER, M. J.; GREMLER, D.. Marketing de serviços: a empresa com foco no cliente. Porto Alegre: Bookman, 2011.

Publicado

2016-01-22

Como Citar

ROCHA, Rudimar Antunes da; SILVA, Andrea Aparecida. A Métrica Servqual na Avaliação da Satisfação dos Usuários da Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 21, n. 45, p. 35–53, 2016. DOI: 10.5007/1518-2924.2016v21n45p35. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2016v21n45p35. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos