Miopia em Informação
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2016v21n46p59Palavras-chave:
Miopia em Informação, Valor da Informação, Gestão da Informação, Tomada de decisãoResumo
Este artigo reflete sobre os modos de apropriação de informação nas organizações. A analogia com a noção de Miopia em Informação se caracteriza pelo desconhecimento das potencialidades informacionais disponibilizadas nas organizações, revelando uma visão restrita do ambiente informacional. As análises têm como objeto o processo de renovação de contratos de licenças de softwares de um grupo multinacional de grande porte, em sua iniciativa de gerenciar, com base em informações, os ativos organizacionais em tecnologia da informação. As informações coletadas, explicitadas e justificadas embasaram uma proposta de ação, se constituindo na criação de um novo conhecimento organizacional. Na sua dimensão teórica, o valor da informação se materializou pelo seu uso, num processo coletivo de aprendizagem organizacional.
Downloads
Referências
BAUMAN, Z. Ensaios sobre o conceito de cultura. Tradução: Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
CAPURRO, R. Epistemologia e ciência da informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 5., 2003, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação e Biblioteconomia, 2003
DAVENPORT, T. H. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. Tradução Bernadette Siqueira Abrão. São Paulo: Futura, 1998.
ELIOT, T. S. Choruses from 'The Rock.' In Collected Poems. London: Faber and Faber, 1937.
FRANCO, M. A. Pedagogia da pesquisa-ação. Revista Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 31, n. 3, p. 483-502.
KING, D. W.; GRIFFITHS, J.-M.; RODERER, N. K.; WIEDERKEHR, R. R. V. Value of the Energy Data Base. Oak Ridge, Tennessee: Technical Information Center United States Department of Energy; 1982.
LE COADIC, Yves-François. A ciência da informação. Brasília: Briquet de Lemos Livros, 1996.
LEVITT, T. Marketing myopia. Harvard Business Review. v. 38, p. 45-56, jul/ago, 1960.
LEWIN, K. Teoria de Campo em Ciência Social. Trad Carolina M. São Paulo: Pioneira, 1965.
MEADOW, C. T.; YUAN, W. Measuring the impact of information: defining the concepts. Information Processing and Management, Elmsford, v. 33, n. 6, p. 697-714, Nov. 1997.
RICH, R. F. The Use of Information as an Indicator of Value. In: Government Information Management: A Counter-Report of the Commission on Federal Paperwork. Colorado: Westview Press, 1980.
SARACEVIC, T. KANTOR, P. B. Studying the value of library and information services: establishing a theoretical framework. Parte I. Journal of the American Society for Information Science, v. 48, n. 6, p. 527–542, 1997.
TARAPANOFF, K. Inteligência Organizacional e Competitiva. Brasília: Editora UnB, 2001.
THILOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez Ed., 1985.
VAKKARI, P. Task complexity, problem structure and information actions - Integrating studies on information seeking and retrieval, Information Processing & Management, 35, 6, pp 819-837, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Nadi Helena Presser, Daniel Cunha Santana Quirino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.