Prospecção acadêmica dos projetos financiados sobre dengue no Brasil: uso da ferramenta Scriptlattes como apoio ao planejamento de pesquisas em Saúde Pública
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2017v22n50p114Palavras-chave:
Doenças Negligenciadas, Dengue, Forecasting, Prospecção, Gestão em Saúde, Gestão da InformaçãoResumo
Introdução: A dengue é uma Doença Negligenciada (DN) caracterizada por infecção aguda, podendo apresentar evolução grave de acordo com a forma com que se apresenta. Por ter se tornado um problema de saúde pública com grande impacto, requer acompanhamento e análises constantes. Objetivo: Mapear e analisar os projetos de pesquisa, de mestrado, doutorado e pós-doutorado, em andamento em 2013 no Brasil e relacionados à dengue, e que possuíam apoio de órgãos de fomento, para criar uma prospecção dos futuros resultados bem como do seu potencial de aplicação para controle da doença, com base nos dados da Plataforma Lattes. Metodologia: Utilizou-se a ferramenta Scriptlattes, com base em arquivos-texto contendo as listas dos pesquisadores, professores e alunos que possuíam o descritor “dengue” em seus currículos, em algum Grupo de Pesquisa em que estivessem cadastrados, ou que tivessem alguma publicação em parceria com os pesquisadores que atendiam as exigências anteriores. Resultados: Notou-se que os estudos relacionados ao aperfeiçoamento dos fármacos para imunização foram os mais frequentes, e em sua maioria destacavam como próximo passo a necessidade da verificação da eficácia de tais fármacos, o que seria uma tendência para os próximos projetos. Conclusão: Os projetos vigentes à época desta experimentação pouco contribuíram para mudar o atual panorama do Brasil em relação à dengue. O olhar prospectivo aqui demonstrado permite a identificação de oportunidades para parcerias entre empresas e centros de pesquisas, além do apoio dos órgãos governamentais de fomento à pesquisa com foco nas principais necessidades do país.Downloads
Referências
Aranha, S. C. A. D. (2013). Estudo sobre o fomento à pesquisa em dengue no Brasil: contribuições para a aproximação entre a geração e o uso do conhecimento. (Unpublished doctoral thesis). University of Brasilia, Brasilia, Brazil.
Bavaresco, J., Ferraz, R. R. N., Barro, F. C., & Boeira, D. D. A. R. (2015). Uso da ferramenta computacional Scriptsucupira como estratégia gerencial para acompanhamento da produção acadêmica em uma Instituição Educacional de Nível Superior. Revista de Gestão e Secretariado, 6(2), 1-18.
Bizerra, R. S. P. (2014). Desenvolvimento de uma vacina de subunidade contra o sorotipo 2 do vírus dengue baseada no domínio helicase da proteína NS3 (Doctoral dissertation, Universidade de São Paulo).
Brasil (2010). Doenças negligenciadas: estratégias do Ministério da Saúde. Rev Saúde Pública, 44(1), 200-2.
Cesarino, M. B., Dibo, M. R., Ianni, A. M. Z., Vicentini, M. E., Ferraz, A. A., & Chiaravalloti Neto, F. (2014). The difficult interface between vector control and primary care: insertion of dengue fever vector control agents into health teams at the primary health centers in São José do Rio Preto, São Paulo, Brazil. Saúde e Sociedade, 23(3), 1018-1032.
Dalbem, A. G., Herling, J. D., Vieira, R. G., & de Souza, V. A. I. (2014). Dengue clássica e febre hemorrágica da dengue: etiologia, fisiologia, epidemiologia e fatores de risco. Revista Ciência e Estudos Acadêmicos de Medicina, 1(01).
Ferraz, R. R. N., Quoniam, L., & de Rezende Alvares, L. M. A. (2014a). Avaliação de redes multidisciplinares com a ferramenta Scriptlattes: os casos da nanotecnologia, da dengue e de um programa de pós-graduação Stricto Sensu em Administração. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, 19(40), 67-98.
Ferraz, R. R. N., Quoniam, L. M., Maccari, E. A., & da Silveira, V. O. (2014b). Análise e gestão de análise de redes de colaboração entre pesquisadores de programas de pós-graduação stricto sensu com a utilização da ferramenta computacional Scriptlattes. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, 4, 133-147.
Ferraz, R. R. N., & Quoniam, L. (2014). A utilização da ferramenta computacional Scriptlattes para avaliação das competências em pesquisa no Brasil. Revista Prisma. Com, (21).
Ferraz, R. R. N., Quoniam, L. M., & Maccari, E. A. (2015). A utilização da ferramenta Scriptlattes para extração e disponibilização on-line da produção acadêmica de um programa de pós-graduação stricto sensu em Administração. Revista Brasileira de Pós-graduação, 11(24).
Ferraz, R. R. N., & Quoniam, L. (2015). Acompanhamento da produção académica, avaliação das redes de colaboração e gerenciamento de desempenho de um programa de Pós-graduação stricto sensu em Direito. Revista Prisma. Com, (25).
Ferraz, R. R. N., Quoniam, L., Pimenta, D. N., Mena-Chalco, J. P., & Nigro, C. A. (2015). Extração e disponibilização on line de indicadores de desempenho e prospecção dos resultados das pesquisas em dengue com a utilização da ferramenta computacional Scriptlattes. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, 20(43), 93-114.
Ferreira, H., Lala, E. R. P., Monteiro, M. C., & Raimondo, M. L. (2009). Estudo epidemiológico localizado da frequência e fatores de risco para enteroparasitoses e sua correlação com o estado nutricional de crianças em idade pré-escolar. Publicatio UEPG: Ciências Biológicas e da Saúde, 12(4).
Fonseca, I. S. S., de Jesus, S. R. R., & da Silva, E. M. (2014). Epidemiologia da Dengue no Brasil no ano de 2012. Caderno de Graduação-Ciências Biológicas e da Saúde-UNIT, 2(2), 69-78.
Mena-Chalco, J. P., Junior, C., & Marcondes, R. (2009). Scriptlattes: an open-source knowledge extraction system from the Lattes platform. Journal of the Brazilian Computer Society, 15(4), 31-39.
Moreira, L. C., Segundo, G. S. A., & Ramos, B. (2014). A prospecção tecnológica como ferramenta de apoio ao planejamento de pesquisas acadêmicas–aço ods. Cadernos de Prospecção, 7(2), 257.
Mueller, S. P. M. (2006). A comunicação científica e o movimento de acesso livre ao conhecimento. Ciência da Informação, Brasília, 35(2), 27-38.
Nigro, C. A., Ferraz, R. R. N., Quoniam, L., Alves, W. A. L., & Messias, L. R. R. (2016). Prestação de contas anual e quadrienal à Capes por um programa de Pós-Graduação stricto sensu em Engenharia de Produção: utilização da ferramenta computacional Scriptlattes-Scriptsucupira. Revista PRISMA. COM, (29).
Silva, R. A. C., Maccari, E., & Ferraz, R. R. N. (2016). Uma Abordagem Contingencial de Gerenciamento de Projetos no Desenvolvimento de uma Ferramenta de Apoio à Gestão da Pós-Graduação Stricto Sensu. Revista EMPRAD, 1(1), 1-21.
Villela, E. F. D. M., & Almeida, M. A. D. (2013). Social representations of dengue: reflections on the mediation of information in public health. Saúde e Sociedade, 22(1), 124-137.
Villela, E. F. D. M., & Natal, D. (2014). Media, health, and power: a game of representations on dengue fever. Saúde e Sociedade, 23(3), 1007-1017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Lara Jansiski Motta; Renato Ribeiro Nogueira Ferraz; Luc Quoniam; Jesús Pascual Mena-Chalco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.