O fenômeno da pós-verdade e suas implicações para a agenda de pesquisa na Ciência da Informação
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2020.e72673Palavras-chave:
Pós-verdade, Epistemologia da ciência da informação, Informações falsasResumo
Objetivo: Apresentar as características do fenômeno conhecido como pós-verdade e como ele se coloca para a agenda de pesquisas da ciência da informação.
Método: É realizada uma revisão de literatura atualizada sobre o fenômeno da pós-verdade e seu tensionamento com a literatura sobre epistemologia da ciência da informação, considerando-se autores e perspectivas de diferentes países.
Resultado: Evidencia-se que o fenômeno da pós-verdade implica alterações consideráveis na maneira como a informação é produzida, compartilhada, consumida e utilizada, apresentando dimensões até então inéditas nas questões informacionais. A produção intelectual da ciência da informação, que privilegiou por décadas determinadas dimensões dos fenômenos informacionais (relevância, recuperação, estratégias de busca, dinâmicas de identidade e memória) não desenvolveu até o momento categorias de análise adequadas para se ter uma centralidade da dimensão de “verdade” da informação.
Conclusões: Recomenda-se que a ciência da informação aproveite as categorias de análise e modelos teóricos já existentes, aliadas a novos esquemas interpretativos a serem criados, para diagnosticar, caracterizar e propor formas de resistência e ação às consequências negativas do fenômeno da pós-verdade.
Downloads
Referências
APARICI, R.; GARCÍA-MARÍN, M. (Coords). La posverdad: una cartografia de los médios, las redes y la política. Barcelona: Gedisa, 2019.
BAWDEN, D.; ROBINSON, L. Introduction to information science. Londres: Facet, 2012.
BLATT, R. Historia reciente de la verdad. Madrid: Turner, 2018.
BRONCANO, F. Puntos ciegos: ignorancia pública y conocimiento privado. Madrid: Lengua de Trapo, 2019.
CASARA, R. A era pós-democrática. Porto: Exclamação, 2019.
COLL-VINENT, R. Ciencia documental: princípios y sistemas. Barcelona: Mitre, 1984.
CRONIN, B. The sociological turn in information science. Journal of Information Science, v. 34, n. 4, 2008, p. 465-475.
DAVIS, C.; SHAW, D. Introduction to information science and technology. Medford: Information Today, 2001.
DEBONS, A.; HORNE, E.; CRONENWETH, S. Information science: an integrated view. Boston: G. K. Hall, 1988.
EATWELL, R.; GOODWIN, M. Nacionalpopulismo: por qué está triunfando y de qué forma es un reto para la democracia. Barcelona: Península, 2019.
ESTEVE, A. Prólogo. El triángulo: política, economía y periodismo. In: ALAPONT, M. P. La comunicación en la era Trump. Barcelona: UOC, 2017, p. 15-18.
FUKUYAMA, F. Identidad: la demanda de dignidad y las políticas de resentimiento. Barcelona: Deusto, 2019.
GARCÍA-MARÍN, D.; APARICI, R. Estrategias de la posverdad y política cyborg. In: APARICI, R.; GARCÍA-MARÍN, M. (Coords). La posverdad: una cartografia de los médios, las redes y la política. Barcelona: Gedisa, 2019, p. 115-130.
GILCHRIST, A. (Ed.). Information science in transition. Londres: Facet, 2009.
GÓMEZ DE ÁGREDA, Á. Mundo Orwell: manual de supervivencia para un mundo hiperconectado. Madrid: Ariel, 2019.
HJORLAND, B. Library and information science (LIS), Part I. Knowledge Organization, v. 45, n. 3, 2018a, p. 232-254.
HJORLAND, B. Library and information science (LIS), Part 2. Knowledge Organization, v. 45, n. 4, 2018b, p. 319-338.
KAKUTANI, M. La muerte de la verdad: notas sobre la falsedad en la era Trump. Barcelona: Galáxia Gutemberg, 2019.
LINARES COLUMBIÉ, R. Ciencia de la información: su história y epistemología. Santa Fé: Rojas Eberhard, 2005.
McINTYRE, L. Posverdad. Madrid: Cátedra, 2018.
MUROLO, L. La posverdad es mentira. Un aporte conceptual sobre fake news y periodismo. In: APARICI, R.; GARCÍA-MARÍN, M. (Coords). La posverdad: una cartografia de los médios, las redes y la política. Barcelona: Gedisa, 2019, p. 65-80.
NOBLE, S. U. Algorithms of oppression: how search engines reinforce racism. Nova Iorque: New York University Press, 2018.
SANTAELLA, L. A pós-verdade é verdadeira ou falsa? Barueri: Estação das Letras e Cores, 2019.
SERRANO OCEJA, J. F. La sociedad del desconocimiento: comunicación posmoderna y transformación cultural. Madrid: Encuentro, 2019.
WILBER, K. Trump y la posverdad. Barcelona: Kairós, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Carlos Alberto Ávila Araújo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.