Recursos educacionais abertos: mapeamento da comunicação científica
Palavras-chave:
Recursos Educacionais Abertos (REA), Acesso Aberto, Produção CientíficaResumo
Esta pesquisa identifica os artigos publicados em periódicos indexados nas bases da plataforma Web of Science e seus respectivos autores e instituições, com o objetivo de caracterizar a produção científica sobre Recursos Educacionais Abertos (REA), no âmbito do Ensino Superior e então mapear a comunicação científica desse tema. Na etapa quantitativa, identificam-se 115 artigos autorais de 243 pesquisadores, publicados em 43 periódicos, entre 2008 e 2014. Na etapa qualitativa, descartam-se 6 artigos, de modo que a análise de conteúdo se centra em 99 artigos em inglês, 8 em espanhol e 2 em português, totalizando 109 artigos analisados na íntegra. Como resultado, caracterizou-se a produção científica sobre Recursos Educacionais Abertos de Ensino Superior nesse período: uma temática nova de pesquisa, cujo núcleo das publicações se concentra em um periódico canadense e na área da educação.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Jimena de Mello Heredia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.