Revisão por pares aberta: uma análise dos periódicos científicos indexados no Directory of Open Access Journals

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e79506

Palavras-chave:

Revisão por pares aberta, Directory of Open Access Journals, Periódicos científicos

Resumo

Objetivo: A revisão por pares aberta é um dos modelos de avaliação vem sendo discutido na literatura científica, por estar em consonância com os princípios da ciência aberta. Diante disso, este estudo objetiva identificar o modelo de revisão adotado pelos periódicos científicos indexados no filtro open peer review do Directory of Open Access Journals (DOAJ), a fim de analisar se essas revistas contemplam as setes características apontadas por Ross-Hellauer (2017a).

Método: Baseou-se na abordagem quanti-qualitativa, com uso do método exploratório e das técnicas de coleta de dados: pesquisa documental e entrevista não-estruturada. No DOAJ procedeu-se com o download de metadados e visitas aos websites de cada periódico a ser analisado. Já a entrevista não-estruturada foi efetivada por e-mail e mídia social dos editores. Para a análise dos dados adotou-se a análise de conteúdo, com o estabelecimento de categorias.

Resultados: Apontam que a maior parte da amostra dos periódicos é oriunda do Reino Unido, está sob responsabilidade da editora BioMed Central (BMC), publicam em inglês, cobram o pagamento de taxa Article Processing Charges (APC) e cobrem a área Ciências da Saúde. As características identidades abertas e pareceres abertos são as mais adotadas pelos periódicos científicos da amostra. Além disso, de acordo com os editores, as revisões abertas são mais justas e atuam como um tutorial de ensino sobre como realizar um parecer científico. Os resultados demonstram ainda que a revisão aberta impacta na qualidade do manuscrito, resulta em avaliações melhores, mais construtivas, menos negativas e atua como uma alternativa para valorizar o trabalho voluntário dos avaliadores.

Conclusões: Conclui-se que o modelo de revisão aberta mostra-se ser uma alternativa viável e que, com base nos resultados, pode-se considerá-lo como um modelo eficaz e que proporciona diversas contribuições para o processo de revisão por pares, em especial, para torná-lo mais transparente e justo.

 

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Biografia do Autor

Francisca Clotilde de Andrade Maia, Universidade Federal do Ceará

Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) no projeto de pesquisa MEDIAÇÃO DO BIBLIOTECÁRIO NO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA: canais, ações e impactos no desenvolvimento da comunidade acadêmica. É integrante do Grupo de Pesquisa Competência e Mediação em Ambientes de Informação/UFC certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Foi bolsista no Projeto Memorial do Programa de a Estímulo à Cooperação na Escola (Prece), vinculado à UFC e atuou na organização do acervo histórico do PRECE e no desenvolvimento de projetos baseados na Metodologia de Aprendizagem Cooperativa.

Maria Giovanna Guedes Farias, Universidade Federal do Ceará/Professora adjunto

Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (PPGCI/UFBA), com período sanduíche na Università della Calabria (Unical) na Itália, fomentado pela Capes. Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB). Graduada em Comunicação Social (Habilitação: Jornalismo) pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Curso de especialização em Marketing e Novas Mídias promovido pelo Umweltzentrum des Handwerkskammer Trier - Alemanha. Atualmente é Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará. Líder do Grupo de Pesquisa Competência e Mediação em Ambientes de Informação/UFC. Integra o Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos em Mediação, Apropriação e Gestão da Informação e do Conhecimento/UFS, e tem experiência nas áreas de Mediação da Informação, Competência em informação, Comunicação científica e Editoração. Foi fundadora e editora-chefe da revista Informação em Pauta do DCINF/PPGCI/UFC (2015-2020). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2690-3350

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Publicado

2021-08-06

Como Citar

ANDRADE MAIA, Francisca Clotilde de; GUEDES FARIAS, Maria Giovanna. Revisão por pares aberta: uma análise dos periódicos científicos indexados no Directory of Open Access Journals. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 26, 2021. DOI: 10.5007/1518-2924.2021.e79506. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/79506. Acesso em: 30 dez. 2024.