Da personalização algorítmica às guerras informacionais: a dinâmica das bolhas de (des)informação em torno do Dia 7 de setembro de 2021

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e86628

Palavras-chave:

Desinformação, Câmaras de eco, Filtros-bolha, Exposição seletiva à informação, Twitter

Resumo

Objetivo: a retórica antidemocrática relacionada às festividades do dia da Independência do Brasil de 2021 rapidamente se espalhou nas mídias sociais, criando bolhas informacionais suscetíveis à ampla propagação de peças desinformativas. Com foco na produção, na circulação e no uso da informação, este estudo investiga as características dessas bolhas de (des)informação no Twitter.

Método: a análise dos dados foi feita a partir da combinação de Análise de Redes Sociais e Análise de Conteúdo, com levantamento feito via Application Programming Interface (API) do Twitter utilizando o termo de busca “7 de setembro”.

Resultados: partindo da análise de 40.000 tweets, identificou-se que em seis, dos oito dias analisados, uma única bolha apresentou maior influência na rede. Foram identificadas quatro características que contribuíram para isso: (1) a prevalência do uso de bots políticos (77,8% de n = 28) para compartilhamento de assuntos de interesse; o (2) uso intencional de hashtags com maior esforço de coordenação e mobilização; e o (3) uso de fontes e tipos de informação derivadas de meios de comunicação partidários (83,3% de n = 20), que, majoritariamente apelam para estesias coletivas, afetos e paixões.

Conclusões: se por um lado, estratégias de seleção e entrega de informações são fundamentais em um mundo onde a informação é produzida em escala de big data, por outro, a forma intransparente de como essa personalização é feita tem se tornado uma fórmula danosa para a esfera democrática, ao permitir a propagação de desinformação em larga escala, além de reposicionar ideologias extremistas que dantes eram periféricas, ética e moralmente rechaçadas, para o centro do debate.

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Biografia do Autor

Karen Santos-d'Amorim, Universidade Federal de Pernambuco, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI-UFPE).

Doutoranda (Doutorado Direto) em Ciência da Informação no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (DCI/UFPE), com Especialização em Gestão de Projetos, tendo atuado na Gestão de Projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT- INAMI) e Capes (Capes Nanobiotec Brasil - Rede 36). É membro dos grupos de Pesquisa SCIENTIA (CNPq/DCI/UFPE), Estudos Epistemológicos em Informação (EEI) e GrandFoton (CNPq/dQF/UFPE). É membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB) e parecerista ad-hoc de periódicos da Ciência da Informação e interdisciplinares.

Raimundo Nonato Macedo dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

É doutor em Information Stratégique et Critique Veille Technol - Université Paul Cézanne Aix Marseille III (1995), menção Très Honorable - Felicitation du Jury, e estágio pós-doutoral na Universidad Carlos III de Madrid (2016). É líder do grupo de pesquisa SCIENTIA (CNPq), bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 1C e docente credenciado como orientador e pesquisador no Programa de Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal de Pernambuco. É membro das Sociedades Científicas de sua especialidade: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB) e do Capítulo Brasileiro da International Society for Knowledge Organization ISKO, no Brasil.

Foi membro Titular do Comitê de Assessoramento Científico da área de Comunicação, Artes e Ciência da Informação do CNPq (2017 a 2020) e é parecerista ad hoc de agências de fomento, revisor e membro de Comitês Científicos de periódicos científicos em Ciência da Informação no Brasil.

Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Teoria Geral da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Ciência da Informação, Bibliometria, Cientometria, Estudos Métricos, Comunicação Científica e Institucionalização da Pesquisa Científica.

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Publicado

2022-08-08

Como Citar

SANTOS-D’AMORIM, Karen; MACEDO DOS SANTOS, Raimundo Nonato. Da personalização algorítmica às guerras informacionais: a dinâmica das bolhas de (des)informação em torno do Dia 7 de setembro de 2021. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 1–26, 2022. DOI: 10.5007/1518-2924.2022.e86628. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/86628. Acesso em: 25 abr. 2024.

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