Disponibilização de dados e democratização do acesso à informação pública: uma análise do Portal da Transparência do Governo Federal
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e87855Palavras-chave:
Portal da Transparência do Governo Federal, Brasil, Visualização de dados, Arquitetura da Informação, Usabilidade, AcessibilidadeResumo
Objetivo: Investigar o Portal da Transparência do Governo Federal visando analisar a disponibilização das informações públicas aos cidadãos considerando parâmetros de arquitetura da informação, usabilidade e visualização dos dados oferecidos pela plataforma.
Método: Estudo teórico-prático exploratório da literatura de Arquitetura da Informação, Usabilidade e Visualização de dados para a concepção de uma sistematização dotada de questões que permitem a avaliação do nível de aderência do Portal a padrões estabelecidos por cada uma dessas disciplinas.
Resultado: Identificação de pontos fortes e fracos do Portal da Transparência na disponibilização das informações de cunho governamental para o acesso e interpretação pelos cidadãos brasileiros.
Conclusões: Conclui que o Portal da Transparência, apresenta insights para cidadãos não especialistas na busca por informação, apesar de ainda carecer de maior desenvolvimento das representações gráficas disponibilizadas aos usuários e na usabilidade voltada para a navegação na plataforma.
Downloads
Referências
BERTIN, J. Semiology of graphics: diagrams, networks, maps. California: Esri Press, 2011.
BRINCK, T.; GERGLE, D.; WOOD, S. D. Usability for the web: designing web sites that work. São Francisco: Morgan Kaufmann, 2002.
CAIRO, A. The “me” layer in visualization. The functional art, 2019. Disponível em: http://www.thefunctionalart.com/2019/05/the-me-layer-in-visualization.html. Acesso em: 13 jun. 2020.
DATA Visualization Project. Disponível em: https://datavizproject.com/#. Acesso em: 11 maio 2021.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Editora Atlas SA, 2008.
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Editora Atlas, 2003.
NIELSEN, J. Usability engineering. São Francisco: Morgan Kaufmann, 1993.
PORTAL da Transparência. Disponível em: http://www.portaltransparencia.gov.br/. Acesso em: 20 mar. 2021.
ROSENFELD, L.; MORVILLE, P.; ARANGO, J. Information architecture: for the web and beyond. Sebastopol: O’Reilly Media, 2015.
SHNEIDERMAN, B. et al. Designing the user interface: strategies for effective human-computer interaction. 6. ed. Londres: Pearson Education, 2018.
SHNEIDERMAN, B. The eyes have it: a task by data type taxonomy for information visualizations. In: SYMPOSIUM ON VISUAL LANGUAGENS. 1996, Boulder, Proceedings... Boulder: IEEE, 1996.
SOUZA, Tainá Regly de Moura. Visualização de Dados Governamentais Abertos: aportes para análise de plataformas. Orientadora: Profa. Dra. Rosali Fernandez de Souza. 2021. 164 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, RJ, 2021. Disponível em: https://ridi.ibict.br/handle/123456789/1160. Acesso em: 5 jan. 2022.
THE Data Visualization Catalogue. Disponível em:https://datavizcatalogue.com/. Acesso em: 5 jan. 2022.
W3C. Accessibility, Usability, and Inclusion. 2018. Disponível em: https://www.w3.org/WAI/fundamentals/components/. Acesso em: 30 jun. 2020.
WARE, C. Information visualization: perception for design. São Francisco: Morgan Kaufmann, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Taina Regly de Moura Regly, Rosali Fernandez Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.