Recuperação de Dados Abertos em APIs: consumindo dados agregados do IBGE
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2024.e96185Palavras-chave:
Dados abertos, dados governamentais abertos, API, recuperação de informação, Ciência da InformaçãoResumo
Objetivo: Descrever o processo de coleta de dados na Application Program Interface (API) de dados agregados do IBGE, que disponibiliza dados agregados de pesquisas e censos realizados no Brasil.
Método: Esta pesquisa caracteriza-se como descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa, e aplicada por envolver um problema prático que é a recuperação de dados na API dados agregados do IBGE. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental para identificar as rotas disponíveis e os parâmetros existentes na API que permitiram implementar, de forma visual, o algoritmo de funcionamento do recurso, sendo este utilizado para guiar a construção dos endpoints para coleta.
Resultados: A API possui um endpoint principal que deve incluir parâmetros de localidade, período, metadados e variáveis de forma unificada. Assim, para apresentar as pesquisas agregadas e sua respectiva granularidade, a documentação disponibilizada possui, além de informações textuais, uma funcionalidade para construção do endpoint. Essa funcionalidade demonstrou ser importante para o “consumo” da API, pois permitiu ao usuário que não tem conhecimento do domínio selecionar uma pesquisa, seus dados agregados, as variáveis, os períodos, o nível geográfico e a localidade, por meio de componentes visuais, convertendo as necessidades do usuário ao padrão da API para realizar a coleta de forma automatizada.
Conclusão: A API de dados agregados do IBGE possui uma documentação que permitiu seu “consumo” de forma automatizada, requisito essencial para promover a interoperabilidade e o efetivo reúso dos dados governamentais abertos. O serviço demonstrou ser estável e as rotas e parâmetros estavam em conformidade com os registros disponibilizados.
Downloads
Referências
BAEZA-YATES, R.; RIBEIRO-NETO, B. Recuperação de Informação: conceitos e tecnologia das máquinas de busca. Porto Alegre: Bookman, 2013.
BRASIL. Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011. Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5o, no inciso II do § 3o do art. 37 e no § 2o do art. 216 da Constituição Federal; altera a Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a Lei no 11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei no 8.159, de 8 de janeiro de 1991; e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República 2011. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm. Acesso em: 28 jul. 2023.
BRASIL. Decreto Nº 8.777, de 11 de maio de 2016. Institui a Política de Dados Abertos do Poder Executivo federal. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/decreto/d8777.htm. Acesso em: 28 jul. 2023.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). O IBGE. 2023. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/pt/inicio.html. Acesso em: 28 jul. 2023.
SILVA, P. N. Acesso à informação no Brasil: política de dados governamentais abertos. In: GERALDES, E. et al. (org.). Dez anos da lei de acesso à informação: limites, perspectivas e desafios. São Paulo: INTERCOM, 2022a. p. 748. Disponível em: http://www.portcom.intercom.org.br/ebooks/arquivos/livro_dalai_digital_final_17.05.2022.pdf. Acesso em: 28 out. 2023.
SILVA, P. N. Recuperação de dados em APIs: uma experiência prática no Twitter. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 22., 2022, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: Ancib, 2022b. Disponível em: https://ancib.org/enancib/index.php/enancib/xxiienancib/paper/viewFile/1007/728. Acesso em: 28 out. 2023.
SILVA, P. API IBGE Dados Agregados. Mendeley Data, v2, 2023, DOI: 10.17632/k52xmpcfx7.2. Disponível em: https://doi.org/10.17632/K52XMPCFX7.1. Acesso em: 28 out. 2023.
SAUDATE, Alexandre. APIs REST: seus serviços prontos para o mundo real. [S.l.]: Casa do Código, 2021.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Patrícia Nascimento Silva, Gabriel Vieira Pereira da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.