Sobre a Revista

Esboços: histórias em contextos globais tem como principal objetivo contribuir para o debate em torno da História Global. Nesse sentido, a revista publica artigos, entrevistas e resenhas que fomentem a reflexão em torno das abordagens transculturais, das múltiplas integrações, das histórias conectadas, transnacionais, comparadas, marítimas, do sistema mundo, dos processos em micro e macro escala, entre outros enfoques próprios da História Global.

A revista tem periodicidade quadrimestral e é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina, classificada como B1 no Qualis Capes na área de História.

Siga-nos no FacebookInstagram e Twitter. Confira tambem nosso canal de podcasts chamado Podcast da Esboços, com episódios disponíveis no SpotifyGoogle Podcast e Apple Podcasts.

Notícias

Chamada para envio de artigos para o dossiê " Globalização e Catolicismo na Época Moderna"

2022-06-10

A revista Esboços: histórias em contextos globais convida pesquisadores/as a submeterem artigos para o dossiê "Globalização e Catolicismo na Época Moderna", organizado por Eliane Cristina Deckmann Fleck (UNISINOS, Brasil) e Carlos D. Paz (UNICEN, Argentina). Os artigos devem ser enviados até 30 de setembro de 2022 através da plataforma da revista. O dossiê será publicado no v. 30 n. 53, 2023.

 

Chamada para o dossiê “Globalização e Catolicismo na Época Moderna

A expansão do catolicismo pelo mundo, desde o final do século XV e, com especial destaque, ao longo do século XVI, está associada ao trabalho missionário de diferentes ordens religiosas, dentre as quais se destacou a Companhia de Jesus, que se distinguiu das demais por um traço distintivo, por investir em uma prática escriturária que visava à produção de uma memória sobre si mesma. Uma memória que tinha por finalidade administrar e governar as vontades sacerdotais, conhecer as adversidades enfrentadas por cada um dos indivíduos que a compunham e a forma como foram superados os obstáculos que poderiam travar o avanço pedagógico-apostólico.

Os registros produzidos pelas diversas ordens religiosas, e a posterior circulação de notícias curiosas e edificantes, tinham por finalidade compor um saber-experiência transferível entre sujeitos, por vezes distantes no tempo-espaço, que deveria servir para promover missões que alcançassem “as quatro partes do Mundo”. Dessa forma, é possível afirmar que a expansão do catolicismo e a circulação de notícias por meio de diversos gêneros de escrita,  provenientes de várias regiões do mundo, foram pilares fundamentais para dar conta da globalização. Um processo, no qual grupos sociais e indivíduos interagiram em diferentes ritmos, intensidades, sentidos e significados, promoveram, assim, uma nova cartografia das relações sociais, bem como uma nova ordenação de diferentes regimes de historicidade e memórias, os quais, como um todo e de forma articulada, compuseram uma narrativa histórica em sintonia com o processo de crescente globalização. Sua inserção no processo de globalização se manifestou na ampla difusão de uma escrita que redefiniu taxonomias e compôs novos campos semânticos, ao mesmo tempo em que criou sistemas de classificação dos povos com os quais tanto o clero secular, quanto as mais diversas ordens religiosas entraram em contato, promovendo novas memórias e, sobretudo, a reavaliação do lugar que a natureza ocupava na vida e também no futuro dos homens. Este Dossiê propõe a discussão dos efeitos da expansão do catolicismo, inserida neste processo de globalização, que exigiu a construção de um campo semântico-epistemológico, bem como a invenção – no sentido proposto por Hobsbawm & Ranger (1983) – de sujeitos; eventos; santidades; ideal indígena; tipologias do mundo natural; conhecimentos médicos, botânicos, cartográficos, naturais, etc., que possibilitassem a construção e a divulgação das diversas experiências forjadas no contato com outras partes do mundo. Processo passível de ser analisado a partir do "retorno do sujeito/acontecimento", que viabiliza iniciar a busca por novas documentações ou renovadas formas de ler o já conhecido, a fim de expor uma série de conexões de saberes/experiências e sua circulação em um mundo globalizado.

Saiba mais sobre Chamada para envio de artigos para o dossiê " Globalização e Catolicismo na Época Moderna"

Edição Atual

v. 29 n. 50 (2022)
Publicado: 2022-06-09

Expediente

Ver Todas as Edições