Cuidado e responsabilidade
DOI:
https://doi.org/10.5007/1677-2954.2010v9n3p55Resumen
Uma acusação frequente a Heidegger é a de que deixou de lado o tema ético. A falta em sua obra Ser e Tempo (bem como em outras) de um capítulo dedicado a questões morais seria uma prova definitiva e irrefutável desse descaso para com tais problemas. Contudo, uma leitura mais atenta nessa obra revela uma dimensão subjacente e delimitadora do cuidado. Essa dimensão diz respeito à responsabilidade que o Dasein tem, antes de qualquer coisa, de assumir o fato de que é um ser no mundo e, enquanto tal, lançado em determinadas possibilidades. O modo como optará pelas possibilidades determinará uma existência autêntica ou inautêntica influenciando sua relação para com todos os outros tipos de entes com ou sem o caráter de Dasein, incluindo o seu meio ambiente. É essa estreita ligação, dependência e condicionamento entre cuidado e responsabilidade que, aqui, nesse artigo, será explorado.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à revista ethic@ o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na revista ethic@.
