O gostar e o aprender no ensino de Física: uma proposta metodológica

Autores

  • Helio Bonadiman UNIJUÍ - Rio Grande do Sul
  • Sandra E. B. Nonenmacher UNIJUÍ - Rio Grande do Sul

Resumo

No presente texto, descrevemos uma metodologia de ensino de Física que vem sendo implementada no Curso de Licenciatura da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Unijuí e em escolas de Ensino Médio. A proposta, que tem um perfil construtivista, valoriza a compreensão da ciência como produção humana e fundamenta o processo ensinoaprendizagem na atividade experimental, de modo a articular o conhecimento formal da ciência com os saberes do aluno. Em comparação com o chamado ensino tradicional, o que se propõe é um ensino mais atraente para os alunos, com ênfase na compreensão dos conceitos físicos e na relação destes com coisas e fatos do dia a dia.

Biografia do Autor

Helio Bonadiman, UNIJUÍ - Rio Grande do Sul

Licenciatura em Filosofia e em Ciências - habilitação em Física. Pós-graduação, em nível de especialização, em Física e em Ensino de Ciências.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2007-05-08

Como Citar

Bonadiman, H., & Nonenmacher, S. E. B. (2007). O gostar e o aprender no ensino de Física: uma proposta metodológica. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 24(2), 194–223. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/1087

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)