O gostar e o aprender no ensino de Física: uma proposta metodológica

Autores/as

  • Helio Bonadiman UNIJUÍ - Rio Grande do Sul
  • Sandra E. B. Nonenmacher UNIJUÍ - Rio Grande do Sul

Resumen

No presente texto, descrevemos uma metodologia de ensino de Física que vem sendo implementada no Curso de Licenciatura da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Unijuí e em escolas de Ensino Médio. A proposta, que tem um perfil construtivista, valoriza a compreensão da ciência como produção humana e fundamenta o processo ensinoaprendizagem na atividade experimental, de modo a articular o conhecimento formal da ciência com os saberes do aluno. Em comparação com o chamado ensino tradicional, o que se propõe é um ensino mais atraente para os alunos, com ênfase na compreensão dos conceitos físicos e na relação destes com coisas e fatos do dia a dia.

Biografía del autor/a

Helio Bonadiman, UNIJUÍ - Rio Grande do Sul

Licenciatura em Filosofia e em Ciências - habilitação em Física. Pós-graduação, em nível de especialização, em Física e em Ensino de Ciências.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Publicado

2007-05-08

Cómo citar

Bonadiman, H., & Nonenmacher, S. E. B. (2007). O gostar e o aprender no ensino de Física: uma proposta metodológica. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 24(2), 194–223. Recuperado a partir de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/1087

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a