Analogias e metáforas nos livros didáticos de física

Cláudia Adriana Sousa Silva, Maria Inês Martins

Resumo


Este artigo classifica e discute a utilização de analogias e metáforas presentes nos livros didáticos de Física recomendados pelo PNLEM/2007. Realizamos um levantamento de todas essas figuras de linguagem e as classificamos, ampliando a proposta de Curtis e Reigeluth. Verificamos que as analogias são mais usadas que as metáforas, sendo recorrente o uso de analogias entre conceitos abstratos e conceitos concretos para facilitar o entendimento discente. As análises, leituras e reflexões realizadas pretendem potencializar o uso racional e sistemático dessas figuras de linguagem.


Palavras-chave


Analogias e metáforas; livro didático; ensino de Física; PNLEM.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2010v27n2p255

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >