Os campos conceituais de Vergnaud como ferramenta para o planejamento didático
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2008v25n2p207Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar a teoria dos campos conceituais de Vergnaud (1990) como instrumento para o planejamento e para a análise das atividades de intervenção didática. A pesquisa foi realizada com estudantes da segunda série do Ensino Médio, durante o estudo da Física Térmica. Ele faz parte da dissertação de mestrado defendida por um dos autores (CARVALHO JR., 2005), na qual acompanhamos as trajetórias de aprendizagem de sete estudantes. Os resultados desse estudo foram analisados utilizando-se ferramentas provenientes da Teoria de Campos Conceituais. Neste trabalho, a ênfase será dada à análise e justificativa das categorias propostas por Vergnaud, tal como apropriadas por nós no desenho da pesquisa.
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Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >