O planejamento do ensino a partir de um modelo para mudanças cognitivas: um exemplo na física térmica

Orlando Gomes de Aguiar Junior, João Antônio Filocre Saraiva

Resumo


Apresentamos brevemente os pressupostos de um modelo de ensino, objetivando fornecer elementos de análise para o planejamento didático. Para examinar as contribuições desse modelo, serão analisados dados de um curso introdutório à Física Térmica, junto a uma turma de 8a série do Ensino Fundamental. Apresentamos e justificamos algumas das escolhas na abordagem dos conteúdos do ensino e das atividades realizadas ao longo do curso. Identificamos, ainda, os patamares pedagógicos no desenvolvimento dos conceitos. Destacamos a dinâmica do agir-refletir-agir que caracteriza o fazer docente, reafirmando nossa convicção quanto à importância do plano de ensino e seu caráter aberto e flexível.


Palavras-chave


Planejamento do ensino; construtivismo; Física Térmica (ensino)

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >