O planejamento do ensino a partir de um modelo para mudanças cognitivas: um exemplo na física térmica
Resumo
Apresentamos brevemente os pressupostos de um modelo de ensino, objetivando fornecer elementos de análise para o planejamento didático. Para examinar as contribuições desse modelo, serão analisados dados de um curso introdutório à Física Térmica, junto a uma turma de 8a série do Ensino Fundamental. Apresentamos e justificamos algumas das escolhas na abordagem dos conteúdos do ensino e das atividades realizadas ao longo do curso. Identificamos, ainda, os patamares pedagógicos no desenvolvimento dos conceitos. Destacamos a dinâmica do agir-refletir-agir que caracteriza o fazer docente, reafirmando nossa convicção quanto à importância do plano de ensino e seu caráter aberto e flexível.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >