Planejar o ensino considerando a perspectiva da aprendizagem: uma análise de abordagens didáticas na introdução à Física térmica

Orlando Gomes de Aguiar Junior

Resumo


Este artigo apresenta uma revisão de propostas didáticas para a introdução à Física Térmica, fundamentadas e documentadas pela pesquisa, o que permite contrastar os elementos com os quais dialoga o educador em ciências ao conceber o ensino. A busca de convergência entre a perspectiva do ensino e da aprendizagem exige que se considerem, no planejamento, não apenas a estrutura do conhecimento a ser ensinado, mas também a forma de pensar dos estudantes sobre estes conteúdos e a dinâmica dos processos de aprendizagem em sala de aula. Concluímos afirmando que a atenção aos processos de formação conduz, necessariamente, a um relaxamento dos compromissos de rigor e fidelidade com os conhecimentos científicos estabelecidos.


Palavras-chave


Planejamento do ensino; construtivismo; Física Térmica (ensino)

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >