O planejamento do ensino a partir de um modelo para mudanças cognitivas: um exemplo na física térmica

Autores/as

  • Orlando Gomes de Aguiar Junior UFMG - Minas Gerais
  • João Antônio Filocre Saraiva EDUCATIVA - Brasil

Resumen

Apresentamos brevemente os pressupostos de um modelo de ensino, objetivando fornecer elementos de análise para o planejamento didático. Para examinar as contribuições desse modelo, serão analisados dados de um curso introdutório à Física Térmica, junto a uma turma de 8a série do Ensino Fundamental. Apresentamos e justificamos algumas das escolhas na abordagem dos conteúdos do ensino e das atividades realizadas ao longo do curso. Identificamos, ainda, os patamares pedagógicos no desenvolvimento dos conceitos. Destacamos a dinâmica do agir-refletir-agir que caracteriza o fazer docente, reafirmando nossa convicção quanto à importância do plano de ensino e seu caráter aberto e flexível.

Biografía del autor/a

Orlando Gomes de Aguiar Junior, UFMG - Minas Gerais

Graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984), mestrado em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (1995), doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e pós-doutorado em educação em ciências na Universidade de Leeds, Inglaterra (2004).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

João Antônio Filocre Saraiva, EDUCATIVA - Brasil

Graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1974) , mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Física e Química) pela Universidade de São Paulo (1987) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1991).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Publicado

2002-01-01

Cómo citar

Aguiar Junior, O. G. de, & Saraiva, J. A. F. (2002). O planejamento do ensino a partir de um modelo para mudanças cognitivas: um exemplo na física térmica. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 19(3), 314–340. Recuperado a partir de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6608

Número

Sección

Artigos