O entendimento dos estudantes sobre a natureza da luz em um currícilo recursivo

Autores

  • Geide Rosa Coelho Universidade Federal de Minas Gerais
  • Oto Borges Colégio Técnico – UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2010v27n1p63

Resumo

Relatamos um estudo sobre o desenvolvimento do pensamento dos estudantes no campo da óptica e física moderna (natureza da luz) em um ambiente curricular no qual os conteúdos são organizados de forma recursiva e em espiral. Investigamos: (i) a mudança no entendimento dos estudantes sobre a natureza da luz, ao longo da terceira série do Ensino Médio e (ii) o patamar de entendimento dos estudantes sobre essa temática, ao final da terceira série. Para avaliar o entendimento dos estudantes, desenvolvemos um instrumento qualitativo e criamos um sistema categórico hierarquizado constituído de cinco modelos sobre a natureza da luz. O instrumento qualitativo se baseou na aplicação de uma questão de explicitação sobre a natureza da luz. O mesmo instrumento foi aplicado em duas ocasiões distintas em um intervalo de 10 meses,o que proporcionou o acesso ao entendimento dos estudantes ao iniciar e ao encerrar o terceiro nível do currículo recursivo. Os resultados indicam que os estudantes possuíam um alto conhecimento prévio e as experiências que eles vivenciaram nesse período produziram efeitos significativos para o progresso nos modelos dos estudantes, mas esses efeitos não são igualmente verificados

em todas as turmas que fizeram parte da nossa análise. Em relação ao patamar de entendimento dos estudantes, ao encerrar a terceira série, a maior parte deles mobiliza os modelos eletromagnetico, corpuscular (com a hipótese do quantum de energia) ou dual, mas com alguns estudantes apresentando inconsistências em suas explicações.

Biografia do Autor

Geide Rosa Coelho, Universidade Federal de Minas Gerais

Oto Borges, Colégio Técnico – UFMG

Downloads

Publicado

2010-01-01

Como Citar

Rosa Coelho, G., & Borges, O. (2010). O entendimento dos estudantes sobre a natureza da luz em um currícilo recursivo. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 27(1), 63–87. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2010v27n1p63

Edição

Seção

Artigos