Ensino por investigação, centro de ciências, práticas científicas e epistêmicas: análise de uma intervenção pedagógica

Autores

  • Jéssica Adriane de Souza Bodevan Escola Estadual de Ensino Médio Ormanda Gonçalves, Vila Velha, ES
  • Geide Rosa Coelho Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2023.e82777

Palavras-chave:

Ensino de Física, Ensino por Investigação, Centro de Ciências, Práticas Epistêmicas e Científicas

Resumo

Este trabalho analisa uma intervenção pedagógica, ancorada no ensino por investigação e realizada em um centro de ciências, de uma professora de Física da educação básica com seus estudantes da primeira série do Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e do tipo intervenção cujo objetivo foi analisar o desenvolvimento de práticas científicas e epistêmicas destes estudantes. Para análise destas práticas utilizamos as interações discursivas obtidas por meio das transcrições em áudio e vídeo da gravação da intervenção no centro de ciências. Os resultados indicam o desenvolvimento de práticas científicas e epistêmicas, principalmente a avaliação de ideias (PE3), legitimação de ideias (PE4), levantamento e teste de hipóteses (PC2) e trabalho com novas informações (PC1), trazendo contribuições para o processo de construção de conhecimento científico. Ao final discutimos implicações para que outras atividades dessa natureza possam ser desenvolvidas nos espaços escolares e não escolares a fim de trazer contribuições para educação científica.

Biografia do Autor

Jéssica Adriane de Souza Bodevan, Escola Estadual de Ensino Médio Ormanda Gonçalves, Vila Velha, ES

Graduada em Física Licenciatura pela Universidade Federal do Espírito Santo; Especialista em Educação e Divulgação em Ciências pelo Instituto Federal do Espírito Santo; Mestra em Ensino de Física no PPGEnFis da Universidade Federal do Espírito Santo. Atua como professora de Física na rede pública estadual do Espírito Santo.

Geide Rosa Coelho, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduado em Física Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Atualmente, é professor Associado da área de ensino de Física no Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (2010), membro do Laboratório de Educação em Ciências (LABEC), atuando no curso presencial e na modalidade a distância e professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Física (PPGEnFis) da UFES. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação inicial e continuada de Professores de Ciências, Ensino por investigação e formação de professores, práticas docentes estabelecidas no contexto escolar e não escolar, Estratégias de Ensino e aprendizagem de conceitos científicos.

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Publicado

2023-04-14

Como Citar

de Souza Bodevan, J. A., & Rosa Coelho, G. . (2023). Ensino por investigação, centro de ciências, práticas científicas e epistêmicas: análise de uma intervenção pedagógica. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 40(1), 8–32. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2023.e82777

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem de Ciências/Física