Inquiry-based teaching, science center, scientific and epistemic practices: analysis of the pedagogical intervention

Authors

  • Jéssica Adriane de Souza Bodevan Escola Estadual de Ensino Médio Ormanda Gonçalves, Vila Velha, ES
  • Geide Rosa Coelho Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2023.e82777

Keywords:

Physics Teaching, Inquiry-based Teaching, Science Center, Epistemic and Scientific Practices

Abstract

This work analyzes a pedagogical intervention, anchored in inquiry-based teaching and carried out in a science center, by a general education Physics teacher with high school freshman studentes. It is na interventional, qualitative research whose objective was the study of the development of scientific and epistemic practices in students. To analyze these practices we used the discursive interactions obtained through the audio and video transcripts of the recording of the intervention at the science center. The results indicate the development of scientific practices and epistemic ideas, mainly evaluation of ideas (PE3), legitimation of ideas (PE4), survey and testing of hypotheses (PC2) and working with new information (PC1), contributing to the process of construction of scientific knowledge. Final considerations discussed for other educational activities of this nature and cannot be promoted in school activities in order to bring scientific contributions.

Author Biographies

Jéssica Adriane de Souza Bodevan, Escola Estadual de Ensino Médio Ormanda Gonçalves, Vila Velha, ES

Graduada em Física Licenciatura pela Universidade Federal do Espírito Santo; Especialista em Educação e Divulgação em Ciências pelo Instituto Federal do Espírito Santo; Mestra em Ensino de Física no PPGEnFis da Universidade Federal do Espírito Santo. Atua como professora de Física na rede pública estadual do Espírito Santo.

Geide Rosa Coelho, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduado em Física Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Atualmente, é professor Associado da área de ensino de Física no Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (2010), membro do Laboratório de Educação em Ciências (LABEC), atuando no curso presencial e na modalidade a distância e professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Física (PPGEnFis) da UFES. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação inicial e continuada de Professores de Ciências, Ensino por investigação e formação de professores, práticas docentes estabelecidas no contexto escolar e não escolar, Estratégias de Ensino e aprendizagem de conceitos científicos.

References

AMADO, M. V; GILLES, L. (Org). Espaços potencialmente educativos do estado do Espírito Santo. Vitória: Edifes, 2019.

BARBOSA, M. A. P.; GARCIA JÚNIOR, P. J.; FREITAS, R. A de Contribuições da educação não-formal em espaços não-formais para a educação básica na percepção de professores. Relações sociais, Viçosa, v. 4, n. 1, p. 1-15, 2021.

BARCELLOS, L.; GERVÁSIO, S.; JONIS Silva, M.; COELHO, G. A Mediação Pedagógica de uma Licencianda em Ciências Biológicas em uma Aula Investigativa de Ciências Envolvendo Conceitos Físicos. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 19, p. 37-65, 2019.

BODEVAN, J. A. S. O processo de construção de conceitos e o desenvolvimento de práticas científicas e epistêmicas em uma sequência de ensino investigativa sobre energia mecânica. 2020. 193f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) – Centro de Ciências Exatas, Universidade Federal do Espírito Santo.

CARVALHO, A. M. P. de. Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino por Investigação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 18, n. 3, p. 765-794, 2018.

COELHO, G. R; AMBRÓZIO, R. M. O ensino por investigação na formação inicial de professores de Física: uma experiência da Residência Pedagógica de uma Universidade Pública Federal. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 36, n. 2, p. 490-513, ago. 2019.

COELHO, G. R; BREDA, V. de C; BROTTO, T. R. de A. Atividades em um centro de ciências: motivos estabelecidos por educadores, suas concepções e articulações com a escola. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 1, p. 525-538, abr./jun. 2016.

COELHO, Y. C. de M; OLIVEIRA, E. M. de; ALMEIDA, A. C. P. Discussões e tendências das teses e dissertações sobre formação de professores de ciências em espaços não formais: uma revisão bibliográfica sistemática. Ensaio: pesquisa em educação em ciências (online), v. 23, p. 01-18, 2021.

COLOMBO JUNIOR, P. D.; AROCA, S. C; SILVA, C. C. Educação em centros de ciências: visitas escolares ao observatório astronômico do CDCC/USP. Investigações em Ensino de Ciências, v. 14, n. 1, p. 25-36, 2009.

CREPALDE, R. dos S.; AGUIAR JR, O, G. A formação de conceitos como ascensão do abstrato ao concreto: Da energia pensada à energia vivida. Investigações em Ensino de Ciências, – v. 18, n. 2, p. 299-325, 2013.

DAMIANI, M. F. Sobre pesquisas do tipo intervenção. Painel: as pesquisas do tipo intervenção e sua importância para a produção de teoria educacional. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 2XVI, 2012, Campinas. Anais... Campinas: UNICAMP, 2012.

DAMIANI, M. F.; ROCHEFORT, R. S.; CASTRO, R. F.; DARIZ, M. R.; Pinheiro, S. S. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Caderno de Educação, Pelotas, p. 57-67, ago. 2013.

FRANCO, L. G.; MUNFORD, D. O Ensino de Ciências por Investigação em Construção: Possibilidades de Articulações entre os Domínios Conceitual, Epistêmico e Social do Conhecimento Científico em Sala de Aula. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 20, p. 687-719, 2020.

JACOBUCCI, D. F. C. Contribuições dos espaços não-formais de educação para a formação da cultura científica. Revista em Extensão, v. 7, n. 1, nov. 2008.

JANJACOMO, J. P. Processos formativos, mediação e diferentes fazeres em centros e museus de ciências: o caso da Escola da Ciência – Física em Vitória/ES. 2018. 127f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo,Vitória.

JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, M. P.; CRUJEIRAS, B. Epistemic practices and scientific practices in science education. In: TABER, K. S.; AKPAN, B. (Eds.). Science Education: an International Course Companion, p. 69-80, 2017.

KELLY, G. J.; LICONA, P. Epistemic Practices and Science Education. In: M. MATTHEWS (Ed.). History, Philosophy and Science Teaching, p. 139-165, Springer, 2018.

MARANDINO, M.; CONTIER, D. (Org.). Educação Não Formal e Divulgação em Ciência: da produção do conhecimento a ações de formação. São Paulo: Faculdade de Educação da USP, 2015.

MARQUES, A. C. T. L.; MARANDINO, M. Alfabetização científica, criança e espaços de educação não formal: diálogos possíveis. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, e170831, 2018.

MOTA, M. M.; CANTARINO S.; COELHO, G. R. A educação científica em um centro de ciências: potencialidades e desafios das atividades educativas na Praça da Ciência de Vitória - Es. ACTIO: Docência em Ciências, v. 3, p. 108-129, 2018.

MUNFORD, D.; LIMA, M. E. C. de C. e; Ensinar Ciências por investigação: em que estamos de acordo? Ensaio: pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 9, n. 1, p. 89-111, 2007.

NASCIMENTO, L. A.; SASSERON, L. H. A constituição de normas e práticas culturais nas aulas de ciências: proposição e aplicação de uma ferramenta de análise. Ensaio: pesquisa em educação em ciências (online), v. 21, e10548, p. 1-22, 2019.

NASCIMENTO, S. S.; COSTA, C. B. Um final de semana no zoológico: um passeio educativo? Ensaio: pesquisa em Educação em Ciências, v. 4, n. 1, p. 86-99, 2002.

OLIVEIRA, E. M. de; ALMEIDA, A. C. P. C. de. O espaço não formal e o ensino de ciências: um estudo de caso no Centro de Ciências e Planetário do Pará. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 24, n. 3, p. 345-364, 2019.

QUEIROZ, R.; TEIXEIRA, H.; VELOSO, A.; FACHÍN-TERÁN, A.; QUEIROZ, A. A caracterização dos espaços não formais de educação científica para o ensino de Ciências. Revista ARETÉ, Manaus, v. 4, n. 7, p. 12-23, 2011.

ROLDI, M. M. C.; SILVA, M. A. J.; CAMPOS, C. R. P. Diálogo com mediadores de Museus de Ciência. Ciência & Educação, Bauru, v. 25, n. 4, p. 983-998, 2019.

SÁ, E. F.; PAULA, H. F.; LIMA, M. E. C. C.; AGUIAR JR., O. G. As características das atividades investigativas segundo tutores e coordenadores de um curso de especialização em ensino de ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊN-CIAS, VI, 2007, Florianópolis, SC, Atas...

SANTOS, D.; SEDANO, L. Movimentos Epistêmicos propostos por uma professora de Ciências para construção de processos argumentativos no Ensino de Ciências por Investigação. Actio: docência em ciências, v. 7, p. 1-21, 2022.

SASSERON, L. H. Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e a escola. Ensaio, Belo Horizonte, v. 17, n. especial, p. 49-67, nov. 2015.

SASSERON, L. H. Ensino de Ciências por Investigação e o Desenvolvimento de Práticas: Uma Mirada para a Base Nacional Comum Curricular. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 18, n. 3, p. 1061-1085, 2018.

SASSERON, L. H. Sobre ensinar ciências, investigação e nosso papel na sociedade. Ciência & Educação, Bauru, v. 25, n. 3, p. 563-567, 2019.

SASSERON, L. H. Práticas constituintes de investigação planejada por estudantes em aula de ciências: análise de uma situação. Ensaio: pesquisa em educação em ciências (online), v. 23, p. 1-18, 2021.

SASSERON, L. H. Alfabetização científica e documentos oficiais brasileiros: um diálogo na estruturação do ensino de Física. In: CARVALHO, A. M. P.; RICARDO, E. C.; SASSERON, L. H.; ABIB, M. L. V. S.; PIETROCOLA, M. (Orgs.). Ensino de Física. São Paulo: Cengage Learning, 2010, p. 1-27.

SASSERON, L. H.; DUSCHL, R. A. Ensino de ciências e as práticas epistêmicas: o papel do professor e o engajamento dos estudantes. Investigações em Ensino de Ciências, v. 21, n. 2, p. 52-67, 2016.

SASSERON, L. H.; SILVA, M. B. Sobre Alfabetização Científica e sobre práticas epistêmicas: encontros de ações para a pesquisa e ensino de ciências. In: Alfabetização científica e tecnológica na educação em ciências: fundamentos e práticas. MILARÉ, T; RICHETTI, G. P; LORENZETTI, L; FILHO, J. P. A (Org.). 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2021.

SCALFI, G.; MARANDINO, M. A experiência de crianças em visita familiar a museus de ciências: implicações da pesquisa no processo de Alfabetização científica. In: MILARÉ, T; RICHETTI, G. P.; LORENZETTI, L.; FILHO, J. P. A (Org.). Alfabetização científica e tecnológica na educação em ciências: fundamentos e práticas. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2021.

SILVA, F. A. R e. O ensino por investigação e as práticas epistêmicas: Referencias para a análise da dinâmica discursiva da Disciplina “projetos em bioquímica”. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, VII, 2009, Florianópolis. Atas... Florianópolis, 2009.

SILVA JUNIOR, J. M.; COELHO, G. R. O ensino por investigação como abordagem para o estudo do efeito fotoelétrico com estudantes do ensino médio de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, p. 51-78, 2020.

SILVA, R. A.; OLIVEIRA, I. M; SUART, R. de C. Análise dos níveis de investigação de planos e aulas desenvolvidos por uma professora em formação inicial em química. Investigações em ensino de ciências (online), v. 26, p. 145-169, 2021.

SOLINO, A. P.; FERRAZ, A. T; SASSERON, L. H. Ensino por investigação como abordagem didática: Desenvolvimento de práticas científicas escolares. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, XXI, 2015, Uberlândia, MG. Atas...

Published

2023-04-14

How to Cite

de Souza Bodevan, J. A., & Rosa Coelho, G. . (2023). Inquiry-based teaching, science center, scientific and epistemic practices: analysis of the pedagogical intervention. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 40(1), 8–32. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2023.e82777

Issue

Section

Ensino e aprendizagem de Ciências/Física