Identificando fatores que influenciam a aprendizagem a partir da análise do contexto de ensino

Autores

  • Amanda Amantes Faculdade de Educação – UFBA Salvador – BA
  • Oto Borges UFMG - COLTEC - Setor de Física Belo Horizonte – MG

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2011v28n2p273

Palavras-chave:

Contexto de Ensino, Aprendizagem, Ensino de Física

Resumo

Neste trabalho, apresentamos a análise do contexto de ensino de aulas de física de uma escola pública federal. A partir de uma intervenção educacional com a aplicação de um material com abordagem tecnológica e interdisciplinar, investigamos a aprendizagem de estudantes dos primeiro e terceiro anos do Ensino Médio. O contexto foi analisado com o intuito de descrever a situação de ensino e levantar possíveis fatores que influenciam, de forma positiva ou negativa, o entendimento dos conteúdos estudados. Elaboramos uma ferramenta metodológica, denominada Mapa de Episódio, para analisar as sequências de aula em três perspectivas: Engajamento, Aprendizagem de conteúdos e Interação com o material. Os resultados dessa análise conduziram outros focos de investigação, além de terem feito parte da triangulação posterior para interpretar os resultados gerais da pesquisa.

 

Biografia do Autor

Amanda Amantes, Faculdade de Educação – UFBA Salvador – BA

 

 

Downloads

Publicado

2011-09-21

Edição

Seção

Pesquisa em Ensino de Física