Identificando fatores que influenciam a aprendizagem a partir da análise do contexto de ensino

Amanda Amantes, Oto Borges

Resumo


Neste trabalho, apresentamos a análise do contexto de ensino de aulas de física de uma escola pública federal. A partir de uma intervenção educacional com a aplicação de um material com abordagem tecnológica e interdisciplinar, investigamos a aprendizagem de estudantes dos primeiro e terceiro anos do Ensino Médio. O contexto foi analisado com o intuito de descrever a situação de ensino e levantar possíveis fatores que influenciam, de forma positiva ou negativa, o entendimento dos conteúdos estudados. Elaboramos uma ferramenta metodológica, denominada Mapa de Episódio, para analisar as sequências de aula em três perspectivas: Engajamento, Aprendizagem de conteúdos e Interação com o material. Os resultados dessa análise conduziram outros focos de investigação, além de terem feito parte da triangulação posterior para interpretar os resultados gerais da pesquisa.

 


Palavras-chave


Contexto de Ensino; Aprendizagem; Ensino de Física

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2011v28n2p273

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >