Identificando fatores que influenciam a aprendizagem a partir da análise do contexto de ensino

Autores/as

  • Amanda Amantes Faculdade de Educação – UFBA Salvador – BA
  • Oto Borges UFMG - COLTEC - Setor de Física Belo Horizonte – MG

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2011v28n2p273

Resumen

Neste trabalho, apresentamos a análise do contexto de ensino de aulas de física de uma escola pública federal. A partir de uma intervenção educacional com a aplicação de um material com abordagem tecnológica e interdisciplinar, investigamos a aprendizagem de estudantes dos primeiro e terceiro anos do Ensino Médio. O contexto foi analisado com o intuito de descrever a situação de ensino e levantar possíveis fatores que influenciam, de forma positiva ou negativa, o entendimento dos conteúdos estudados. Elaboramos uma ferramenta metodológica, denominada Mapa de Episódio, para analisar as sequências de aula em três perspectivas: Engajamento, Aprendizagem de conteúdos e Interação com o material. Os resultados dessa análise conduziram outros focos de investigação, além de terem feito parte da triangulação posterior para interpretar os resultados gerais da pesquisa.

 

Biografía del autor/a

Amanda Amantes, Faculdade de Educação – UFBA Salvador – BA

 

 

Publicado

2011-09-21

Cómo citar

Amantes, A., & Borges, O. (2011). Identificando fatores que influenciam a aprendizagem a partir da análise do contexto de ensino. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 28(2), 273–296. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2011v28n2p273

Número

Sección

Pesquisa em Ensino de Física