Identificando fatores que influenciam a aprendizagem a partir da análise do contexto de ensino
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2011v28n2p273Resumen
Neste trabalho, apresentamos a análise do contexto de ensino de aulas de física de uma escola pública federal. A partir de uma intervenção educacional com a aplicação de um material com abordagem tecnológica e interdisciplinar, investigamos a aprendizagem de estudantes dos primeiro e terceiro anos do Ensino Médio. O contexto foi analisado com o intuito de descrever a situação de ensino e levantar possíveis fatores que influenciam, de forma positiva ou negativa, o entendimento dos conteúdos estudados. Elaboramos uma ferramenta metodológica, denominada Mapa de Episódio, para analisar as sequências de aula em três perspectivas: Engajamento, Aprendizagem de conteúdos e Interação com o material. Os resultados dessa análise conduziram outros focos de investigação, além de terem feito parte da triangulação posterior para interpretar os resultados gerais da pesquisa.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >