Analogias e metáforas nos livros didáticos de física

Autores

  • Cláudia Adriana Sousa Silva Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH
  • Maria Inês Martins PUCMG

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2010v27n2p255

Resumo

Este artigo classifica e discute a utilização de analogias e metáforas presentes nos livros didáticos de Física recomendados pelo PNLEM/2007. Realizamos um levantamento de todas essas figuras de linguagem e as classificamos, ampliando a proposta de Curtis e Reigeluth. Verificamos que as analogias são mais usadas que as metáforas, sendo recorrente o uso de analogias entre conceitos abstratos e conceitos concretos para facilitar o entendimento discente. As análises, leituras e reflexões realizadas pretendem potencializar o uso racional e sistemático dessas figuras de linguagem.

Downloads

Publicado

2010-01-01

Como Citar

Sousa Silva, C. A., & Martins, M. I. (2010). Analogias e metáforas nos livros didáticos de física. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 27(2), 255–289. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2010v27n2p255

Edição

Seção

Artigos