Motor elétrico de indução: “uma das dez maiores invenções de todos os tempos”
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29n1p114Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar dois projetos de motores elétricos de indução efetiváveis em um laboratório de ensino de eletromagnetismo. O motor elétrico de indução, cuja patente original é de Nikola Tesla (1888) surpreendentemente está ausente dos livros de física geral de ensino médio ou superior e também não é encontrado usualmente em laboratórios de ensino de física. Além da inegável importância de tal tipo de motor no cotidiano, seja nos eletrodomésticos, seja como máquinas de alta potência, ele ilustra belamente a Lei de Faraday-Lenz.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >