Parâmetros para avaliar a produção literária em História e Filosofia da Ciência voltada para o ensino e divulgação das ideias da Física

Autores

  • Fábio Luís Alves Pena Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus Simões Filho e Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS)
  • Elder Sales Teixeira UEFS (universidade Estadual de Feira de Santana) e Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS).

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2013v30n3p471

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo investigar parâmetros para avaliar a produção literária em História e Filosofia da Ciência (HFC) voltada para o ensino e divulgação das ideias da Física, a partir dos aspectos positivos e negativos apontados por autores de resenhas de livros didáticos, paradidáticos, de divulgação científica e/ou de artigos/ensaios enfocando a HFC. Tais resenhas estão publicadas na literatura nacional de pesquisa em Ensino de Física. Dentre os pontos mais acentuados nas resenhas estão: análise de fontes primárias e consideração do contexto da época. Concluímos que os pontos destacados nas resenhas constituem bons critérios/parâmetros a serem utilizados para avaliar a produção em HFC (paradidáticos, de divulgação e de artigos ou ensaios) voltada, principalmente, para o Ensino Superior.

 

Biografia do Autor

Fábio Luís Alves Pena, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus Simões Filho e Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS)

Elder Sales Teixeira, UEFS (universidade Estadual de Feira de Santana) e Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS).

Downloads

Publicado

2013-10-17

Como Citar

Pena, F. L. A., & Teixeira, E. S. (2013). Parâmetros para avaliar a produção literária em História e Filosofia da Ciência voltada para o ensino e divulgação das ideias da Física. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 30(3), 471–491. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2013v30n3p471

Edição

Seção

História e Filosofia da Ciência