A massa de ar e a sua determinação analítica
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2014v31n1p156Resumo
A luz que nos chega de um astro tem de atravessar a atmosfera terrestre antes de chegar até nós. O comprimento do percurso efetuado por essa luz através da atmosfera é mínimo, quando o astro se encontra no zênite, coincidindo então com a espessura da própria atmosfera, mas aumenta à medida que o astro se aproxima do horizonte. Neste artigo mostraremos como calcular, por meio de um raciocínio geométrico, o quociente do comprimento do percurso da luz através da atmosfera pela espessura desta, valor conhecido como "massa de ar", em função da altura do astro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >