Acelerômetro eletrônico e a placa Arduino para ensino de física em tempo real

Autores

  • Fábio Saraiva da Rocha Universidade Federal de Pelotas, Centro de desenvolvimento Tecnológico (CDTec)
  • Guilherme Frederico Maranghello Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé
  • Márcia Maria Lucchese Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2014v31n1p98

Resumo

Apresenta-se o projeto de um acelerômetro eletrônico triaxial voltado ao ensino de física experimental. Este dispositivo, quando acoplado adequadamente a um corpo, permite a leitura da aceleração imprimida ao conjunto. O acelerômetro funciona conectado eletronicamente à placa Arduíno sendo capaz de fornecer dados numéricos de aceleração que atualizam no decorrer de uma experiência. Tais dados podem ser disponibilizados através de tabelas e gráficos em tempo real quando do uso concomitante da ferramenta de aquisição de dados PLX-DAQ e a planilha eletrônica Excel (Física em Tempo Real – FTR). Apresentamos, inicialmente, as características operacionais do módulo acelerômetro MM7361, aspectos gerais da placa Arduíno e detalhamos a programação computacional envolvida no projeto como um todo. Em seguida, discutimos algumas possibilidades de uso deste dispositivo em práticas de ensino propostas para serem reproduzidas em um laboratório didático de física experimental. O uso do acelerômetro em questão se mostra promissor para ser utilizado em diversas práticas de ensino de física, seja objetivando a inovação no laboratório didático, pela possibilidade de utilizar o recurso da FTR com uma classe demonstrativa, ou pelo envolvimento de estudantes em projetos interdisciplinares.

Biografia do Autor

Fábio Saraiva da Rocha, Universidade Federal de Pelotas, Centro de desenvolvimento Tecnológico (CDTec)

Professor Adjunto IV do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec) da Universidade Federal de Pelotas. Doutor em Ciências pelo Instituto de Física da UFRGS. Graduação em Física e Mestrado pela mesma Instituição na área de Física Experimental. Desenvolvendo pesquisa em Magnetismo, Supercondutividade e Ensino de Física, atuando na montagem, automatização computacional e tratamento de dados experimentais de medidas elétricas e magnéticas. Tem formação em Educação a Distância (EaD).

Guilherme Frederico Maranghello, Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé

Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Fez pós-doutorado no Observatoire de la Côte d'Azur e no INPE. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Pampa. Possui trabalhos nas áreas de física nuclear, astrofísica, gravitação, ensino de física e ensino de astronomia.

Márcia Maria Lucchese, Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé

Possui graduação em Bacharelado Em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Trabalhou na Divisão de Metrologia de Materiais do INMETRO com espectroscopia Raman e atualmente é professora adjunta da Unipampa. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: cvd, diamante, zirconia e grafeno. Atualmente está iniciando seus trabalhos na área de ensino de física.

Downloads

Publicado

2013-11-25

Como Citar

Rocha, F. S. da, Maranghello, G. F., & Lucchese, M. M. (2013). Acelerômetro eletrônico e a placa Arduino para ensino de física em tempo real. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 31(1), 98–123. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2014v31n1p98

Edição

Seção

Atividades experimentais no ensino de Física